Motion Picture Association of America

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A Motion Picture Association of America ou MPAA é uma entidade sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos formada para defender os interesses dos maiores estúdios produtores de filmes daquele país. Entre os membros estão a Buena Vista Pictures cuja dona é a Walt Disney, a Sony Pictures, a Paramount Pictures, a Viacom, a 20th Century Fox da News Corporation, a Universal Studios da NBC Universal e a Warner Bros. cuja dona é o grupo Time Warner.

Entre as responsabilidades da MPAA está a gerência do controverso sistema de classificação de filmes por faixa etária, as classificações são: G (General Audiences (para Todos), PG (Parental Guidance (Orientação Paterna), PG-13 (Parental Guidance for under 13 (Orientação Paterna para menores de 13 anos), R (Restricted (Restrito) e NC-17 (No Children under 17 (Sem crianças abaixo de 17 anos). Este sistema é muito criticado tanto pelos mais conservadores que o consideram muito complacente quanto pelos mais liberais que o consideram um meio de censura ou uma restrição à liberdade de expressão. Muitos produtores tentam driblar fazendo edições que agradem os avaliadores para conseguir uma classificação que atinja um público maior. Críticos apontam que a classificação é permissiva demais com a violência e pouco com o sexo.

Outra responsabilidade é defender os interesses dos estúdios em assuntos como direitos autorais e pirataria. A MPAA promoveu diversas ações para coibir a distribuição de filmes através de redes de compartilhamento como o BitTorrent além de tentar identificar os disseminadores de cópias ilegais através destas. Por várias vezes a entidade se envolveu em casos polêmicos em que ela própria estava desrespeitando direitos autorais.

Por reunir todos os grandes estúdios, é de certa forma criticado principalmente pelos produtores independentes por promover uma certa forma de monopólio no setor, dando benefícios para que seus membros tenham facilidades no sistema de classificação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

DJCTQ

Orientação Parental de TV

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.