Motorik

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Motorik é um termo cunhado pelos jornalistas alemães para descrever a batida em tempo 4/4 freqüentemente utilizada pelas bandas de Krautrock da Alemanha nos anos 60 e 70, como Faust, Neu! e Kraftwerk, posteriormente utilizado também por outros músicos como Stereolab, Devo, David Bowie e Midge Ure[1]. O jornalista e critico musical Simon Reynolds chegou a descreve-lo como "as vezes monótono e não-expressivo pulso"[2], pelo fato de se repetir em algumas composições de vários minutos com a regularidade de um metrônomo.

A palavra "Motorik" significa "habilidade motora" em Alemão. Durante a promoção de re-lançamento em catálogo do CD oficial do Neu!, Klaus Dinger, ex-baterista do Neu!, afirmou usar o nome "Apache beat"[3] para descreve-lo.

Exemplos da batida motorik são encontrados nas músicas: "Hallogallo" e "Hero" do Neu!; Emperor Tomato Ketchup e "Metronomic Underground" do Stereolab; e, "Astradyne", faixa instrumental que abre o álbum Vienna do Ultravox.

Praticamente todo o material do álbum Autobahn do Kraftwerk, produzido por Conny Plank, utiliza o motorik, inclusive o próprio nome do álbum se refere ao ato mecânico de dirigir em uma auto estrada alemã (Autobahn), o que seria comparado a batida "mecanizada" do motorik[4].

A influência da banda Velvet Underground sobre o Krautrock é freqüentemente mencionada, a bateria de Maureen Tucker já foi especificamente caracterizada como "proto-motorik"[5].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lee Arizuno. «The Quietus - Motorikpop: A Secret History Spotified». 22 de Maio de 2009. Consultado em 8 de Fevereiro de 2010. 
  2. Markus Shneider. «Goethe-Institut: Elektronische Musik aus Deutschland - Rückblick - 60er Jahre». Consultado em 8 de Fevereiro de 2010. 
  3. Biba Kopf (01/06/2008). «The Wire: Klaus Dinger interview transcript». Consultado em 8 de Fevereiro de 2010. 
  4. John Diliberto. «Electronic Musician Interviews Producer/Engineer Conny Plank». 12 de Julho de 2007. Consultado em 9 de Fevereiro de 2010. 
  5. Chris Jones (21 June 2007). Review of "The Velvet Underground & Nico" for the BBC. Retrieved 20 October 2007.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.