Movimento Popular Castores da Guilherme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Castores da Guilherme é uma torcida barra brava brasileira do Bangu Atlético Clube criada em 2011, é a primeira e unica barra brava do clube.

Castores da Guilherme no Estádio Proletário.

História[editar | editar código-fonte]

Castores da Guilherme é um nome que faz referência ao mascote do Bangu, o Castor, e à Praça Guilherme da Silveira, nome dado em homenagem a um dos presidentes do clube em cuja gestão o estádio do clube foi construído. A torcida nasce de uma derrota, o que é marca significativa para sua identidade coletiva, pois que pregam o apoio incondicional ao clube. O primeiro gesto de resistência, portanto, é em relação à derrota, o que é bastante significativo em se tratando do futebol, sobretudo, o espetacularizado. A Castores segue uma tendência comum no final dos anos de 1990 e que se refere ao surgimento de grupamentos que inspirados nos barra bravas argentinos se propõem a ser um movimento de arquibancada, sem rixas e que pretendem inaugurar um “novo conceito de torcida” em comparação às torcidas organizadas. A proposta principal é o incentivo constante ao time durante o jogo, mesmo quando se está perdendo. Os cânticos costumam exaltar a história dos clubes e não a própria torcida como era comum no caso das organizadas. Outro aspecto importante diz respeito a defesa de um torcer com festa e o uso de bandeiras, dos chamados trapos, sinalizadores e instrumentos musicais como o bumbo de murga tipicamente usado nas arquibancadas da Argentina e Uruguai. A Castores da Guilherme é uma torcida formada, em sua maioria, por jovens moradores do bairro Bangu que se reúnem nas arquibancadas localizadas atrás do gol à direita das sociais do estádio Proletário Guilherme da Silveira, também conhecido como Moça Bonita.[1]

  1. Costa, Leda (julho de 2018). «Quem diz não ao futebol moderno. Juventude, mídia, contracultura e imagens da resistência.» (PDF). Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Consultado em 23 de fevereiro de 2021  line feed character character in |titulo= at position 75 (ajuda)