Movimento Zeitgeist

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fundado em 2008, o Movimento Zeitgeist (pronuncia-se tsaitgaist) é um grupo formado por pessoas que advogam a sustentabilidade, organizadas numa rede global, através de grupos nacionais (Capítulos) e grupos regionais (Sub-Capítulos), com ações de sensibilização, equipes de projeto, eventos anuais, mídia e voluntariado junto da comunidade.

O termo "Zeitgeist" é definido como o "ambiente geral intelectual, moral e cultural de uma época" ou simplesmente o "espírito do tempo". O termo "movimento" implica simplesmente "mudança", ou transição. Por isso, o Movimento Zeitgeist (MZ) é uma organização que pede mudança na concepção dominante cultural, moral e intelectual da época.

O ativismo do movimento é explicitamente baseado em métodos de comunicação não-violenta, onde o foco central é instruir o público a respeito das reais raízes de vários dos problemas pessoais, sociais e ecológicos existentes, através da enorme capacidade de resolução de problemas e melhoria das condições da humanidade que a ciência possibilitou - mas que permanecem inaplicados devido a diversas barreiras inerentes ao sistema social estabelecido. De acordo com o movimento, o objetivo não é impor, ditar ou cegamente persuadir - mas por em marcha uma forma de pensamento que seja perceptível através da lógica, com o uso dos conceitos de sustentabilidade[nota 1] e saúde pública [nota 2] de uma perspectiva científica.

Origem[editar | editar código-fonte]

O Movimento Zeitgeist foi inspirado a partir dos documentários dirigidos, produzidos, escritos e narrados por Peter Joseph, disponíveis na internet, especificamente o Zeitgeist: Addendum, estreado em 2008 e Zeitgeist: Moving Forward, lançado em 2011. [nota 3]

Dia Zeitgeist[editar | editar código-fonte]

Formalmente, como uma forma de manifestação singular, o Movimento Zeitgeist declarou 15 de março como o Z Day (ou Dia Zeitgeist). Neste dia eventos locais acontecem em todo o mundo para partilhar informações e aprender mutuamente sobre os assuntos tratados pelo movimento (tecnologia de ponta, aplicação social do método científico, processos políticos e económicos, comportamento humano individual e social, etc.) com o público em geral.

Estrutura/Organização[editar | editar código-fonte]

O Movimento[editar | editar código-fonte]

O Movimento, enquanto entidade, consiste no Capítulo global, compreendendo cidade, estado e nação. Uma vez que o Movimento é global por definição, Capítulos consistem na presença física do Movimento Zeitgeist em determinada região. Ser parte do movimento é ser parte do seu Capítulo regional no seu menor grau de operação em determinada área, sendo assim parte do todo.

Membros[editar | editar código-fonte]

Para uma pessoa ser tecnicamente considerada um membro do Movimento Zeitgeist ela precisa se tornar ativa em um Capítulo. Se um Capítulo não existe na sua respectiva região, um provável membro pode fundar um. Tal tarefa é muito simples na suas etapas iniciais e apenas requere um website ou grupo de comunidade de qualquer tipo ou tamanho.

Capítulos[editar | editar código-fonte]

Capítulos são os grupos regionais dos membros do Movimento Zeitgeist, organizados em camadas. De cima para baixo, os Capítulos são organizados em:

1. Internacional - [Países] 2. Estado - [Diferentes Capítulos dentro de um país] 3. Região/Cidade - [menor grau de diferenciação de um Capítulo, em determinada região]

Capítulos precisam ter a capacidade de comunicação entre os seus membros, juntamente com os de outros Capítulos. À medida que um Capítulo cresce, reuniões periódicas devem ser conduzidas ao vivo e/ou através de encontros virtuais, se fazendo presentes em ações ou eventos de nível regional ou global.

Vídeos[editar | editar código-fonte]

Mais leituras[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. O termo "sustentabilidade, geralmente definido como "capacidade de ser sustentado, mantido ou conservado" é muitas vezes referido/entendido dentro de um contexto de Ciências Ambientais. O contexto do MZ é estende, no entanto, a noção de Sustentabilidade Cultural ou Comportamental, que considera o mérito de sistemas de crenças em geral e suas consequências causais menos óbvias.
  2. O termo "saúde pública", geralmente definido como "a ciência e a prática de proteger e melhorar a saúde de uma comunidade, seja pela medicina preventiva, educação em saúde, controle de doenças transmissíveis, aplicação de medidas sanitárias" é usado no contexto do MZ como base de medida para considerar o bem-estar físico, psicológico e sociológico de uma sociedade através do tempo. É considerado o termômetro final do sucesso ou falha de um sistema social aplicado.
  3. O primeiro filme, "Zeitgeist", não está relacionado com o movimento propriamente dito.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]