Movimento de Independência da Coreia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Movimento de Independência da Coreia
Movimento de Independência da Coreia
Voluntários coreanos (1938)
Nome em coreano
Hangul 항일운동, 독립운동
Hanja 抗日運動, 獨立運動
Romanização revisada Hang'il Undong, Dongnip Undong
McCune-Reischauer Hang'il Undong, Tongnip Undong

O Movimento de Independência da Coreia foi uma campanha militar e diplomática para alcançar a independência da Coreia contra o domínio do Japão. Após a anexação japonesa da Coreia em 1910, a resistência doméstica da Coreia atingiu o pico no Movimento Primeiro de Março, que foi reprimido e fez com que líderes coreanos fugissem para a China. Na China, os ativistas da independência da Coreia estabeleceram laços com o Governo Nacional da República da China, que apoiou o Governo Provisório da República da Coreia como um governo no exílio. Ao mesmo tempo, o Exército de Libertação da Coreia, que operava sob o Conselho Militar Nacional Chinês e depois sob o Governo Provisório, liderava ataques contra o Japão.

Após a eclosão da Guerra do Pacífico, a China tornou-se um dos Aliados da Segunda Guerra Mundial. Na Segunda Guerra Sino-Japonesa, a China tentou usar essa influência para afirmar o reconhecimento dos Aliados do Governo Provisório. No entanto, os Estados Unidos eram céticos quanto à unidade coreana e à prontidão para a independência, preferindo uma solução semelhante a um fideicomissio internacional para a península coreana.Embora a China tenha alcançado um acordo dos Aliados sobre a eventual independência da Coreia na Declaração do Cairo de 1943, continuou desacordo e ambiguidade sobre o governo coreano do pós-guerra, que durou até a Guerra Soviético-Japonesa, onde foi criada uma divisão da Coreia de facto em zonas soviéticas americanas, levando a Guerra da Coreia.

A data da rendição do Japão é um feriado anual chamado Gwangbokjeol ("Dia da Restauração da Luz") na Coreia do Sul e Chogukhaebangŭi nal ("Dia da Libertação da Pátria") na Coreia do Norte.

História[editar | editar código-fonte]

Antes da ocupação japonesa da Coreia[editar | editar código-fonte]

A última monarquia coreana independente, a dinastia Joseon, durou mais de 500 anos (1392–1910), tanto como Reino Joseon e, mais tarde, o Império da Coreia. Seu status e políticas internacionais foram conduzidos principalmente por meio de uma diplomacia cuidadosa com o poder sob influência da China (durante este período de tempo, o controle dinástico da China viu o fim da dinastia Yuan e a ascensão e queda das dinastias Ming e Qing), embora outras interações com outras entidades internacionais não estivessem ausentes. Por meio dessa manobra e de uma adesão dedicada às rigorosas políticas externas e internas neoconfucionistas, a Coreia Joseon manteve o controlo sobre os seus assuntos internos e relativa autonomia internacional, embora tecnicamente uma suserania das dinastias chinesas no poder durante a maior parte deste período. Essas políticas foram eficazes na manutenção da relativa independência e autonomia doméstica da Coreia, apesar de uma série de convulsões regionais e uma série de invasões (incluindo as invasões japonesas da Coreia de 1592 a 1598, bem como a Primeira e a Segunda invasões Manchu da Coreia).

No entanto, no final do século XIX e início do século XX, com a ascensão do imperialismo ocidental impulsionada pela Revolução Industrial e outras tendências internacionais importantes, o enfraquecimento da China também tornou a Coreia vulnerável a manobras e invasões estrangeiras, tanto como um alvo em si e como um trampolim para o "prêmio maior" da China. Este período (aproximadamente de 1870 até à anexação pelo Japão em 1910) foi marcado na Coreia por grandes convulsões, muitas intrigas, a incapacidade de Joseon da Coreia e do posterior Império da Coreia de se endireitar em meio a todas as manobras em torno dele por potências maiores (incluindo, mas não se limitando a, Rússia Imperial, Japão, China e, em menor medida, França, Grã-Bretanha e Estados Unidos), revoltas e insurreições, entre outros indicadores de uma época turbulenta. Ao final da Primeira Guerra Sino-Japonesa em 1895, era evidente internacionalmente que a China não poderia mais proteger seus interesses internacionais, muito menos os seus próprios, contra seus oponentes, e que suas tentativas de modernizar suas forças armadas e instituições foram mal-sucedidas.

Referências