Mr. Bean (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mister Bean
Rowan Atkinson interpretando Mr. Bean em agosto de 1997
Criado(a) por Rowan Atkinson
Interpretado(a) por Rowan Atkinson
Voz Brasil Júlio Chaves (na série, no segundo filme, e na série animada)
Brasil Élcio Sodré (só no primeiro filme)
Portugal Rui Oliveira (só na série animada)
Descrição ficcional
Língua original Inglês
Sexo Masculino
Morada Flat 2, Arbour Road nº 12, Highbury, Londres
Espécie Humano
Cabelo Pretos
Ocupação Desconhecida (na série e na série animada)
Vigia de segurança na Royal National Gallery (no primeiro filme)
Amigo(s) Teddy (Seu urso de pelúcia)
O Mini (seu carro)
Irma Gobb (namorada)
David Langley (no primeiro filme "Bean")
Sabine (No segundo filme "As Férias de Mr. Bean")
Inimigo(s) O Reliant Azul
Sra. Wicket (às vezes; ela só aparece na série animada)
Scrapper, o gato de Wicket (ele só aparece na série animada)
Aparições
Género(s) Comédia, Humor britânico, Britcom
Primeira aparição "Piloto" (1990)
Perfis externos
Site oficial Página oficial

Mr. Bean (Mister Bean), Senhor Feijão na tradução literal, é um personagem fictício e protagonista da série de comédia de mesmo nome, criado e interpretado por Rowan Atkinson. O personagem também estrelou dois longa-metragens e uma série de desenho animado.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

A personalidade de Bean é agradável, divertida, ingênua, e algumas vezes, malvada. Ele cria diversos esquemas e artifícios incomuns para as tarefas diárias. Ele raramente fala, e quando diz algo, geralmente são apenas algumas palavras resmungadas. Ele também não gosta de pessoas pegando suas coisas. Bean muitas vezes parece não ter conhecimento dos aspectos básicos da maneira como o mundo funciona, e o programa normalmente apresenta suas tentativas de atividades que normalmente seriam consideradas simples, como nadar, usar um aparelho de televisão, redecorar ou ir à igreja.

O humor em grande parte vem de suas soluções originais (e muitas vezes absurdas) para problemas - geralmente auto-infligidos - e seu total desrespeito pelos outros ao resolvê-los, sua mesquinhez e ocasional malevolência.

Outra característica marcante de Mr.Bean são suas expressões faciais que sempre são muito exageradas contribuindo para o humor ligado ao personagem.

Mr.Bean fazendo uma das suas famosas expressões faciais exageradas
Mr.Bean fazendo uma das suas famosas expressões faciais exageradas

Vestuário[editar | editar código-fonte]

Mr. Bean usa um blazer de marrom, uma camisa branca, uma gravata vermelha fina, calças marrons, sapatos pretos e um relógio preto com calculadora digital. Ele, ocasionalmente, muda sua roupa para se adequar à situação em que se encontra.

No episódio "The Return of Mr. Bean", quando ele está indo para um restaurante chique para comemorar seu aniversário, ele usa um terno cinza com uma gravata vermelha escura. No mesmo episódio, Bean usa um smoking. No episódio "The Curse of Mr. Bean", quando Bean está indo para o parque fazer um sanduíche para o almoço, ele usa um longo casaco verde escuro com uma camisa verde clara e uma gravata verde escura. No mesmo episódio, quando Bean vai assistir a um filme de terror com sua namorada, ele não está usando suas roupas de marca registrada, mas sim um suéter marrom claro.

Vestuário clássico do personagem Mr.Bean em exposição no London Film Museum
Vestuário clássico do personagem Mr.Bean em exposição no London Film Museum

Carro[editar | editar código-fonte]

Mr.Bean é muito conhecido por em diversos episódios da série e do desenho animado além dos dois filmes dirigir seu carro modelo Morris Mini Cooper, que o personagem apelidou de Mini. Esse carro se tornou um simbolo do personagem. No episódio do seriado original "Do-It-Yourself Mr. Bean", Mr.Bean dirige seu carro sentado em uma poltrona colocada no teto do carro, cena que marcou a série. Mr. Bean costuma trancar a porta do seu carro com uma tranca incomum composta de um cadeado instalado na porta.

Carro de Mr.Bean, o “Mini”
Carro de Mr.Bean, o “Mini”
Mr.Bean dirigindo o “Mini” sentado em uma poltrona colocada no teto do carro
Mr.Bean dirigindo o “Mini” sentado em uma poltrona colocada no teto do carro

Teddy[editar | editar código-fonte]

Mr. Bean possui tanto no seriado original quanto no desenho animado um urso de pelúcia apelidado de Teddy que é uma marca do personagem, o qual Mr.Bean trata como se fosse seu filho, o colocando para dormir, dando presentes, brincando com ele, viajando com ele, além de outras atividades. No episódio “Do-It-Yourself Mr. Bean", Mr.Bean coloca Teddy no lugar das cerdas de um pincel para pintar a parede de seu apartamento e mergulha Teddy em uma lata de tinta branca.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Mr. Bean é o personagem principal, tanto da série de TV, quanto de seu spin-off animado, bem como dos longas-metragens baseados na série, Bean (1997) e Mr. Bean's Holiday (2007). Bean também apareceu na Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 e fez uma participação no filme chinês Top Funny Comedian: The Movie.

Atkinson também interpretou o personagem em vários eventos para a Comic Relief e também em diversos anúncios de televisão ao longo dos anos, para as marcas REMA 1000, M&M's, Fujifilm, Nissan Tino, e mais recentemente para a Snickers em 2014[1].

Em 2015 para comemorar os 25 anos de criação do personagem, Rowan Atkinson passeou por Londres com o carro do personagem e caracterizado como Mr.Bean.[2]

No ano de 2020 em meio à pandemia de COVID-19, Mr.Bean, na sua versão em desenho animado, foi protagonista de uma campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) em prol da prevenção contra o coronavírus.[3]

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Em março de 2020 foi inaugurado uma estátua de Mr. Bean na Leicester Square, no bairro West End em Londres na Inglaterra, junto a outras estatuas que retratam ícones e personagens da cultura britânica[4].

Estátua de Mr.Bean na Leicester Square em Londres
Estátua de Mr.Bean na Leicester Square em Londres

Influências[editar | editar código-fonte]

Atkinson citou o antigo personagem de comédia Monsieur Hulot, criado pelo comediante e diretor francês Jacques Tati, como uma influência sobre o personagem. Atkinson também citou a influência de Peter Sellers, que já havia interpretado personagens semelhantes, como Hrundi Bakshi em The Party(1968) e Inspector Clouseau nos filmes de Pantera Cor-de-Rosa. [5]

Dublagem/Dobragem[editar | editar código-fonte]

No Brasil, os trabalhos de Rowan Atkinson, incluindo o desenho animado de Bean e os dois últimos filmes da franquia Johnny English, são dublados por Júlio Chaves. No entanto, em seu primeiro filme, Mr. Bean foi dublado por Élcio Sodré, que também dublou Atkinson no filme Keeping Mum.

Em Portugal, os trabalhos live-action de Mr. Bean são mantidos na versão original, devido ao público alvo e à forte popularidade do ator no país. O desenho animado deu nos anos 2000 e 2010, mas não teve uma dobragem portuguesa até 2014. Em 2015 foi feita uma dobragem portuguesa para o Cartoon Network (Boomerang), onde ele é dobrado pelo ator Rui Oliveira.

Referências

Veja mais[editar | editar código-fonte]