Art of Fighting (anime)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mr. Big (SNK))
Art of Fighting
Art of Fighting (anime)
Logotipo do anime e seus personagens
バトルスピリッツ 龍虎の拳
Gêneros Luta
Filme
Art of Fighting
Direção Hiroshi Fukutomi
Estúdio de animação NAS
Data de lançamento 1993
Data de lançamento mundial 1993
Portal Animangá

Art of Fighting (バトルスピリッツ 龍虎の拳, Battle Spirits Ryūko no Ken) é um anime dirigido por Hiroshi Fukutomi, baseado no game homônimo da SNK. Foi produzido originalmente como um telefilme e exibido pela Fuji TV no Japão.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme começa com Ryo Sakazaki tentando capturar um gato e ganhar a recompensa de 500 pratas por esta tarefa. Ao subir no telhado, ele encontra o seu amigo, o milionário e "garanhão" Robert Garcia, herdeiro da fortuna de sua família, os "Garcias". Robert vive gozando a vida em cima da sua Ferrari, enquanto Ryo trabalha arduamente para conseguir manter a sua casa e o seu dojo de caratê, no qual ensina as técnicas do Caratê Kyokugenryu.

Depois de muitas tentativas frustradas de seu amigo Ryo, Robert decide ajudá-lo na captura deste bendito gato, e o felino acaba entrando em uma das casas da vizinhança de Ryo. Robert e Ryo invadem esta residência e não encontram ninguém. Robert, "malandro" por natureza, aproveita para tomar um "Drink" quando, de repente, alguns homens chegam atirando e matando o homem que tenta fugir deles.

Os assassinos percebem que Ryo e Robert viram o assassinato e pensam que eles moram naquela casa, onde está supostamente escondido o diamante "O Olho de Sírius", e acusam Ryo e Robert de esconder o diamante.

Mais tarde eles descobrem que os assassinos foram enviados por Mr. Big e sua fiel capanga, King, para tentar recuperar "O Olho de Sírius", que tem um valor incalculável. Sabendo que Ryo e Robert supostamente estão com o diamante, Mr. Big sequestra a irmã de Ryo, Yuri, e fala que irá matá-la caso Ryo não dê o diamante para ele.

E tudo isso se torna ainda mais grave porque o comandante Todoh disse que se não conseguisse capturar o Mr. Big (com a ajuda da dupla) em 3 dias ele iria cometer o suicídio.

Produção[editar | editar código-fonte]

Art of Fighting, foi criado e dirigido por Hiroshi Fukutomi e produzido pela NAS. Foi a terceira co-produção animada entre SNK e NAS, depois de Battle Fighters: Legend of the Hungry Wolf e Fatal Fury 2: O Desafio de Krauser. Os designs de alguns personagens foram baseados em suas aparições nos comerciais japoneses de Art of Fighting 2. Embora a maior parte do elenco do jogo original esteja presente, Lee Pai Long, Micky Rogers e Takuma Sakazaki não aparecem. Yuri Sakazaki é dublada por Ayumi Hamasaki, antes de se estabelecer como uma bem sucedida cantora de J-pop.

Art of Fighting foi produzido por Kenji Shimizu e Yoshiro Kataoka para a Fuji TV em 23 de dezembro de 1993. Ele apresenta um roteiro de Nobuaki Kishima, design de personagens de Kazunori Iwakura, e foi distribuído em inglês pela US Manga Corps em 1997.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Mr. Big - é o chefe do jogo, também foi inserido no trio do The King of Fighters 96, junto com Wolfgang Krauser e Geese Howard formando o Boss Team. Usa dois bastões de rotim (ratã ou rattan) especiais em cada uma das mãos que produzem eletricidade do seu chi.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Art of Fighting recebeu recepção negativa pela maioria dos sites americanos. Ele foi classificado como estúpido, idiota e lento,[1] e comparado a um desenho animado de manhã de sábado.[2][3] Na perspectiva americana, dizia-se que tinha "Animação confusa, perspectivas ilógicas, arte sem inspiração, cenas de luta mal coreografadas e, acima de tudo, dublagens horríveis",[1] e nada do interesse do videogame ou de suas sequências se traduz no anime.[4] O filme conseguiu uma classificação de 14% no Meta Anime Review Project,[5] colocando-o nos 3% mais baixos dos títulos revisados.

Referências

  1. a b Review by Anime Jump Arquivado em 2008-12-04 no Wayback Machine
  2. «Art of Fighting : Anime Reviews : AAW». animeworld.com (em inglês). Consultado em 21 de agosto de 2018 
  3. «THEM Anime Reviews 4.0 - The Art of Fighting». www.themanime.org (em inglês). Consultado em 21 de agosto de 2018 
  4. Review by Anime on DVD Arquivado em 2008-06-07 no Wayback Machine
  5. «Art of Fighting (Battle Spirits Ryuko no Ken)». Animecritic. Arquivado do original em 4 de setembro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.