Mr. Robot (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Mr. Robot
Mr.Robot (PT/BR)
Informação geral
Formato Série
Gênero
Duração 44-46 minutos
65 minutos (piloto)
Estado Em exibição
Criador(es) Sam Esmail
País de origem Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Sam Esmail
Produtor(es) Steve Golin
Chad Hamilton
Igor Srubshchik
Cinematografia Tim Ives
Câmera Câmera única
Elenco
Tema de abertura Sem abertura (Review dos episódios anteriores)
Compositor da música tema Mac Quayle
Empresa(s) de produção Universal Cable Productions
Anonymous Content
Localização Nova Iorque
Exibição
Emissora de
televisão original
USA Network
Formato de exibição 480i (SDTV)
720p (HDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 24 de junho de 2015 (2015-06-24) – presente (presente)
N.º de temporadas 1 (renovada)
N.º de episódios 10 por temporada (mínimo)
Cronologia
Programas relacionados Breaking Bad

Mr. Robot é uma série de televisão dramática estadunidense criada por Sam Esmail.[1] A série começou a ser exibida na USA Network em 24 de junho de 2015. No dia 27 de maio de 2015 ocorreu a estréia piloto em vários serviços on line e de vídeo sob demanda.[2] Antes da série estrear foi anunciado que ela havia sido renovada para uma segunda temporada.[3] No Brasil a série foi exibida entre 2 e 12 de Novembro de 2015 pelo canal de assinatura Space.[4]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série fala sobre Elliot, um jovem que vive em Nova York, que trabalha na Allsafe, uma empresa de segurança cibernética, como um analista de segurança privado.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

  • Rami Malek como Elliot Alderson, um técnico de segurança na Allsafe Cybersecurity e um hacker vigilante. Ele tem transtorno de ansiedade social e depressão crônica que faz com que ele viva isolado das outras pessoas.
  • Christian Slater como Mr. Robot, um anarquista que recruta Elliot em um grupo de hackers chamado fsociety.
  • Portia Doubleday como Angela Moss, amiga de infância de Elliot e sua colega de trabalho na Allsafe.
  • Carly Chaikin como Darlene, um dos hackers da Fsociety.
  • Martin Wallström como Tyrell Wellick, Vice-Presidente Sênior de Tecnologia da E Corp.

Secundário[editar | editar código-fonte]

  • Michel Gill como Gideon Goddard, CEO da Allsafe Cybersecurity.
  • Gloria Reuben como Krista Gordon, a psiquiatra de Elliot.
  • Frankie Shaw como Shayla, fornecedora de Drogas de Elliot.
  • Ben Rappaport como Ollie Parker, o namorado de Angela e um funcionário da Allsafe.
  • Aaron Takahashi como Lloyd, colega de trabalho de Elliot no Allsafe.
  • Ron Jones Cephas como Romero, membro do fsociety.
  • Azhar Khan como Mobley, membro da fsociety.
  • Sunita Mani como Trenton, membro do fsociety.
  • Michael Drayer como Cisco, um Hacker que é a ligação dos EUA para o grupo de hackers chineses, o Exército das Trevas.
  • Stephanie Corneliussen como Joanna, a esposa de Tyrell Wellick.
  • Elliot Villar como Fernando Vera, um empreendedor e um criminoso viciado em Metanfetamina.

Produção[editar | editar código-fonte]

USA Network deu uma ordem ao episódio piloto de Mr. Robot em julho de 2014, e pegou-o à série com uma ordem de 10 episódios em dezembro de 2014. A produção começou em Nova Iorque, em 13 de abril de 2015. Mr. Robot foi renovada para uma segunda temporada, que também terá 10 episódios.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Primeira temporada (2015)[editar | editar código-fonte]

#
(temporada)
#
(série)
Título Dirigido por Escrito por Exibição original Audiência
(em milhões)
1 1 "eps1.0_hellofriend.mov" Niels Arden Oplev Sam Esmail 24 de junho de 2015 (2015-06-24) 1.75[5]
Elliot Alderson trabalha na Allsafe, uma companhia de segurança cibernética. À noite, ele hackeia redes sociais e registros bancários dos seus contatos sociais, particularmente aqueles da sua amiga de infância Angela, terapeuta Krista e da traficante de drogas Shayla. Ele usa regularmente morfina junto com a medicação retirada Suboxone, a fim de evitar tornar-se um viciado, e usa suas habilidades de hacker para caçar criminosos e os entrega para a polícia. E Corp ("Evil Corp"), um conglomerado e maior cliente da AllSafe, é hackeada. Elliot para o ataque e analisa pessoalmente a evidência, que é na verdade uma mensagem para ele. No metrô, Elliot é abordado por Mr. Robot, o homem que enviou a mensagem. Ele é o líder de fsociety, o grupo de hackers por trás do ataque cibernético, que estão operando a partir de um parque de diversões abandonado à beira-mar. Mr. Robot planeja uma revolução digital, eliminando todos os registros de dívida da Evil Corp e convence Elliot a se juntar a sua causa. Embora Elliot estivesse inicialmente hesitante, ele finalmente cede e enquadra o CTO da Evil Corp, Terry Colby, manipulando os logs do ataque, depois de Colby humilhar Angela, apesar de Angela pedir para Elliot que deixasse-a cuidar de si mesma. 
2 2 "eps1.1_ones-and-zer0es.mpeg" Sam Esmail Sam Esmail 1 de julho de 2015 (2015-07-01) 1.73[6]
Elliot recusa uma oferta de emprego bem remunerada de Tyrell Wellick, o novo CTO interino da Evil Corp. Em uma mensagem de vídeo pública para cimentar ainda mais a culpa de Colby, fsociety exige que Colby seja solto e que a Evil Corp seja dissolvida. Elliot está se tornando cada vez mais paranoico e usa mais morfina do que o normal. Ele reúne informações contra o fornecedor de Shayla, Fernando Vera e sua gangue depois de Vera mostra sinais de abusar de Shayla. No entanto, Vera é sua única fonte de Suboxone, que ele precisa desesperadamente devido ao seu aumento do consumo de morfina. No entanto, após isso, Vera estupra Shayla, Elliot se torna descuidado. Enquanto isso, Mr. Robot e fsociety querem Elliot para invadir uma fábrica de gás, fazendo um gasoduto explodir e com isso destruir Steel Mountain, uma instalação adjacente de armazenamento de backup offline da Evil Corp, mas Elliot desiste devido a não querer arriscar nenhuma vida. Na sua próxima reunião, Mr. Robot empurra Elliot de uma grade para a praia como punição. Enquanto isso, o computador do Ollie é hackeado por um homem desconhecido chamado Cisco, que é um membro do grupo de hackers chines The Dark Army. 
3 3 "eps1.2_d3bug.mkv" Jim McKay Sam Esmail 8 de julho de 2015 (2015-07-08) 1.60[7]
Tyrell bate em uma pessoa sem-teto em uma tentativa de aliviar o stress depois de percebe que alguém que não seja ele foi nomeado para a posição CTO. Mais tarde, ele tem relações com o secretário do seu chefe para instalar um rootkit em seu telefone, a fim de descobrir quem é o candidato. Seguindo as instruções da sua igualmente conivente e esposa grávida Joanna, Tyrell configura um jantar com o referido candidato. Cisco chantageia Ollie com seu caso com Stella e exige que ele infecte a Allsafe com o CD que foi usado para infectar Ollie. Quando Ollie confessa a Angela, ela quer ceder às exigências do hacker e comprometer a Allsafe, porque dados pessoais dela e do seu pai foram roubado do seu notebook também. Enquanto isso, Elliot está se recuperando de sua queda, no hospital. Mr. Robot pede desculpas a ele e Elliot acredita que terminou com a fsociety. Sentimento livre, ele pede a Shayla para ser sua namorada e acompanhá-lo a um jantar na casa de Gideon, em uma tentativa de tornar-se mais normal. Ela aceita, depois que ele promete que não entregará Fernando Vera para a polícia. No entanto, na festa, fsociety vaza e-mails da Evil Corp que incriminam Colby por encobrir uma vazamento de resíduos tóxicos em 1993, o que causou leucemia no pai de Elliot e na mãe de Angela - ele então muda de idéia e retorna para a fsociety. Gideon começa a suspeitar da história de Elliot sobre o ataque a Evil Corp apesar da tentativa de Elliot de acalmá-lo e começa a investigar. 
4 4 "eps1.3_da3m0ns.mp4" Nisha Ganatra Adam Penn 15 de julho de 2015 (2015-07-15) 1.27[8]
Em vez de explodir o gasoduto, Elliot planeja destruir as fitas de backup em Steel Mountain invadindo o sistema de controle do clima e derretendo-as. No entanto, isso requer acesso físico, deste modo Elliot, Romeo, Mobley e Mr. Robot deixam Nova York para ir para Steel Mountain. Elliot, que acaba de ficar sem morfina por ter colocado Fernando Vera na cadeia, sofre de ataques intensos de abstinência e o grupo tem que ficar em um hotel para esperar os sintomas passarem. Lá, Elliot tem várias alucinações que variam de Tyrell para Qwerty (o seu peixe de estimação) para Angela, onde ele explora seus "demônios". Arlene e Trenton ficam para trás para entrar em contato com Cisco (que é revelado ser ser ex) e organizar um ataque hacker em simultâneo com o Dark Army em outros sites da Evil Corp. Enquanto isso, Angela encontra clareza no nome de Shayla, que ela passa o dia fazendo besteiras. Durante a noite, juntas no clube, Shayla encoraja Angela a se preocupar menos e agir em seu próprio interesse, o que resulta nas duas se beijando. Na manhã seguinte, Angela cumpre com o pedido de Cisco e infecta a Allsafe usando de a ID e o computador de Ollie. 
5 5 "eps1.4_3xpl0its.wmv" Jim McKay David Iserson 22 de julho de 2015 (2015-07-22) 1.38[9]
Com a ajuda da fsociety, Elliot se infiltra na Steel Mountain. As coisas não vão bem até que ele encontra, por acaso, Tyrell, onde ele explora o orgulho de Tyrell, a fim de conectar com êxito o dispositivo hacker ao controle do clima. No entanto, Tyrell revela que ele conhece Elliot enquadrado Terry Colby, mas não vai transformá-lo em. Darlene descobre que o Dark Army mudou de idéia sobre atacar simultaneamente uma instalação de backup na China (devido ao fato de que Angela deu-lhes o acesso a Allsafe com o hack), o que coloca o plano de fsociety em perigo. Enquanto isso, Tyrell e Joanna jantam com o candidato a CTO, Scott Knowles e sua esposa, Sharon, em uma tentativa de encontrar sua fraqueza. Lá, Tyrell deduz que Sharon está entediada e ela fica abre as pernas para ele no banheiro. Angela deixa Ollie, depois de lhe dizer que ela infectou a Allsafe com o CD do hacker e vai morar com seu pai, que ela descobre estár se afogando em dívidas de velhas contas médicas de sua mãe. Após a viagem para casa, Elliot encontra o telefone de Shayla no chão de seu apartamento, mas nenhum sinal de Shayla, quando ele toca - ele pede uma conversa com Fernando Vera, que tinha percebido que foi Elliot a pessoa que o colocou na prisão. Na cena final, Angela chega literalmente a uma divisão na estrada. 
6 6 "eps1.5_br4ve-trave1er.asf" Deborah Chow Kyle Bradstreet 29 de julho de 2015 (2015-07-29) 1.25[10]
Shayla é raptada pelo irmão de Vera, Isaac e seu amigo íntimo, DJ - eles forçam Elliot a soltar Vera da prisão em troca de Shayla. Apesar da tentativa do Mr. Robot para convencer Elliot a ir embora e deixar Shayla morrer, Elliot visita Vera na prisão como uma frente para analisar a rede da prisão. Enquanto isso, Scott Knowles revela a Tyrell que Sharon disse a ele sobre o incidente no banheiro de Tyrell, humilhando Tyrell no processo. Depois, Tyrell esmaga sua cozinha em fúria, Joanna diz a ele que não foi tud para nada - enquanto Tyrell estava errado sobre a fraqueza de Sharon, agora eles sabem: ela quer ser desejada. Inspirada pela noite anterior, Angela reúne-se com os advogados que representavam ela na ação judicial encobrimento resíduos tóxicos contra a Evil Corp em uma tentativa de reabrir o caso - eles dizer-lhe que é impossível vencer a menos que eles possam obter o depoimento de alguém de dentro. Ela foca suas visitas a Terry Colby, que ela percebe tem uma tornozeleira. Naquela noite, Elliot liberta Vera com sucesso usando um exploit bluetooth. DJ, em seguida, mata Isaac, que tinha planejado matar Vera na prisão e assumir o seu negócio. Após Elliot perguntar por Shayla, Vera atira-lhe as chaves do carro e diz: "Ela estava com você o tempo todo." Elliot abre o porta-malas e libera alguns soluços de dor, lá encontra Shayla com a garganta cortada. 
7 7 "eps1.6_v1ew-s0urce.flv" Sam Esmail Kate Erickson 5 de agosto de 2015 (2015-08-05) 1.15[11]
Em um flashback, Shayla Nico move-se na porta ao lado e dá a Elliot o Qwerty como um presente. Ela aspira ser sua amiga, apesar dele dizer que não gosta e se sente estranho em torno de pessoas. Ela se oferece até mesmo a entrar em contato com um fornecedor de Suboxone (Vera), apesar da sua reputação de psicopata. No presente, passou-se um mês desde o assassinato de Shayla, e Elliot ainda está em luto. Angela faz um acordo com Terry Colby: Angela vai mentir e dizer que ela quebrou a cadeia de custódia com o arquivo .dat que ela incriminou e em troca Colby vai testemunhar que a Evil Corp encobriu o vazamento de resíduos tóxicos em 1993. No entanto, Gideon adverte Angela que se ela a avançar com o seu plano não só irá custar-lhe apenas o seu trabalho, mas também irá colocar a Allsafe fora do negócio, deixando-a sem saber o que fazer. Enquanto isso, Darlene e Mr. Robot tentam trazer a fsociety de volta, que desmoronou devido ao recuo do Dark Army e do desaparecimento de Elliot. Darlene hackeia o computador do Cisco e consegue definir uma reunião pessoalmente com o esquivo e perigoso White Rose, líder do Dark Amry. Cisco está furioso pela jogada imprudente de Darlene, e mais tarde se encontra com Ollie para exigir outro favor. Tyrell, em uma festa comemorando a promoção de Knowles, seduz Sharon para um na cobertura isolada e estrangula-la até a morte; Elliot confessa a Krista que ele hackeia todo mundo em uma tentativa de encontrar uma maneira de sair da solidão, que ele não foi capaz de encontrar desde o assassinato de Shayla. 
8 8 "eps1.7_wh1ter0se.m4v" TBA TBA 12 de agosto de 2015 (2015-08-12) TBA
9 9 "eps1.8_m1rr0r1ng.qt" TBA TBA 19 de agosto de 2015 (2015-08-19) TBA
10 10 "eps1.9_zer0-day.avi" TBA TBA 26 de agosto de 2015 (2015-08-26) TBA

Recepção[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

Mr. Robot tem recebido críticas positivas. No Rotten Tomatoes, tem uma classificação de 97% com uma pontuação média de 8.1 dos 10 com base em 34 avaliações. O site de consenso diz que "Mr. Robot é um cyber thriller de suspense com histórias oportunas e intrigantes, provocativas e premissas." No Metacritic, que marcou 79 de 100, baseado em 23 opiniões. Merrill Barr da Forbes deu uma avaliação muito positiva e escreveu: "Mr. Robot tem uma das melhores kick-offs para qualquer série há algum tempo" e que "Mr. Robot poderia ser a série que finalmente, depois de anos de ignorância, coloca entre merecedora entre os gostos da HBO, AMC e FX em termos de elogios."

Reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

Depois de estrear no South by Southwest março 2015, a série ganhou o Audience Award for Episodic Television.

Classificações[editar | editar código-fonte]

O primeiro episódio de Mr. Robot foi lançado em várias plataformas digitais antes da sua primeira transmissão. Ele tinha uma visualização de 2,7 milhões antes da primeira transmissão do episódio.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Eyerly, Alan (May 29, 2015). "Wealth disparity, hackers and cyber threats in 'Mr. Robot'". Los Angeles Times. Consultado em June 17, 2015. 
  2. Lynch, Jason (May 4, 2015). "USA Will Debut Mr. Robot Early on Almost Every Digital Platform". Adweek. Consultado em May 30, 2015. 
  3. Friedlander, Whitney (June 24, 2015). "‘Mr. Robot’ Gets Second Season on USA". Variety. Consultado em June 24, 2015. 
  4. "SÉRIE: MR. ROBOT: Não é paranoia. A sua privacidade já está sendo invadida. | SPACE Blog". blog.br.canalspace.tv. Arquivado desde o original em 2016-02-18. Consultado em 2016-02-18. 
  5. Bibel, Sara (June 25, 2015). "Wednesday Cable Ratings: 'Duck Dynasty' Wins Night, 'Suits', 'The Game', 'Mr. Robot', 'Baby Daddy' & More". TV by the Numbers. Consultado em June 26, 2015. 
  6. Kondolojy, Amanda (July 2, 2015). "Wednesday Cable Ratings: 'Duck Dynasty' Tops Night + FIFA Women's World Cup, 'Suits', 'The Daily Show' 'Mr. Robot' & More". TV by the Numbers. Consultado em July 2, 2015. 
  7. Kondolojy, Amanda (July 9, 2015). "Wednesday Cable Ratings: Shark Week Tops Night + 'Duck Dynasty', 'Suits', 'The Game', & 'Mr Robot'". TV by the Numbers. Consultado em July 10, 2015. 
  8. Bibel, Sara (July 16, 2015). "Wednesday Cable Ratings: 'Duck Dynasty' Tops Night + 'Suits', Copa Oro, 'Wahlburgers' 'The Game', 'Stephen Universe' & More". TV by the Numbers. Consultado em July 16, 2015. 
  9. Bibel, Sara (July 23, 2015). "Wednesday Cable Ratings: 'Sharknado 3' & 'Duck Dynasty' Win Night, 'Suits', 'The Game', 'Catfish' & More". TV by the Numbers. Consultado em July 23, 2015. 
  10. Kondolojy, Amanda (July 30, 2015). "Wednesday Cable Ratings: 'Duck Dynasty' Tops Night + 'The Game', 'Catfish', 'American Pickers', 'Suits' & More". TV by the Numbers. Consultado em July 30, 2015. 
  11. Bibel, Sara (Aug 6, 2015). "Wednesday Cable Ratings: 'Duck Dynasty' Wins Night, 'The Game', 'Wahlburgers', 'Suits', 'Mr. Robot', 'Melissa & Joey' & More". TV by the Numbers. Consultado em Aug 6, 2015.