Mr. Wrestling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mr. Wrestling
Tim Woods portrait - Wrestling Revue - October 1973 p.44.jpg
Informações pessoais
Nome completo George Burrell Woodin
Nascimento 28 de julho de 1934[1][2]
Utica, Nova Iorque[2]
Morte 30 de novembro de 2002 (68 anos)[1][2]
Charlotte, Carolina do Norte[1]
Carreira na luta livre profissional
Nome(s)
de ringue
Mr. Wrestling[1][2]
Tim Woods[1][2]
Altura
anunciada
1 83 m[2]
Peso
anunciado
230 lb (100 kg)[2]
Estreia 1962
Aposentadoria 1983[2]

George Burrell Woodin (Utica, 28 de julho de 1934 - Charlotte, 30 de novembro de 2002) foi um lutador profissional estadunidense, mais conhecido por seus nomes no ringue, Mr. Wrestling e Tim Woods.[1][2]

Carreira na luta amadora[editar | editar código-fonte]

Woodin formou-se em engenharia agrícola pela Universidade Cornell e em engenharia mecânica pela Universidade Estadual de Michigan.

Antes de se tornar um lutador profissional, Woodin era um lutador universitário de sucesso. Enquanto lutava pelos Spartans do Estado de Michigan, Woodin ganhou dois títulos Big Ten em 1958 e 1959. Ele também terminou em segundo lugar no torneio da NCAA em 1958 e 1959.

Como um calouro na Universidade de Michigan, Woodin ganhou o título Big Ten de 80 quilos em 1958, derrotando Gary Kurdelmeier da Universidade de Iowa em 8:21. Algumas semanas depois, os dois se reencontraram nas finais da NCAA de 1958 na Universidade de Wyoming, onde Woodin perdeu para o Kurdelmeier por 6-2.

Como veterano, Woodin derrotou Gordon Trapp, de Iowa, por 6 a 4 nas finais dos pesos-pesados para conquistar seu segundo título de Big Ten. Na NCAA de 1959, ele competiu na categoria de 86 quilos, chegando às finais pelo segundo ano consecutivo, mas perdendo de 9-5 para Art Baker de Syracuse. Com seus dois vice-campeonatos nas competições nacionais, Woodin foi duas vezes NCAA All-American.

Carreira na luta profissional[editar | editar código-fonte]

Woodin começou sua carreira da luta profissional aos 28 anos usando o nome "Tim Woods".[1] Mais tarde, ele recebeu o nome de "Mr. Wrestling" por Joe Dusek, promotor do território de Nebraska, posteriormente adotando uma máscara e uma camiseta branca para completar o personagem.[1] Mr. Wrestling tornou-se um grande astro nos territórios da Geórgia, Flórida, Texas e Meio-Atlântico. Ele lutou na World Wide Wrestling Federation (WWWF) no nordeste. Começando nos anos de 1970, ele alternava entre sua persona mascarada como Mr. Wrestling e desmascarada como Tim Woods, dependendo do território.

Em 1968, Woodin enfrentou Arnold Spurling em uma luta real em Columbus, Geórgia. Depois de Woodin dominar Spurling com técnicas de luta amadora, Spurling arrancou parte de um dos dedos de Woodin à mordidas. Posteriormente, o dedo foi recolocado cirurgicamente, mas Woodin não recuperou seu uso total. Mais tarde naquele ano, Woodin desafiou o campeão mundial dos pesos-pesados da NWA, Gene Kiniski, com a luta sendo interrompida depois que o dedo de Woodin começou a sangrar.[3]

Acidente aéreo de 1975[editar | editar código-fonte]

Woodin se envolveu em um acidente aéro de 1975. Por conta do acidente, o piloto Joseph Michael Farkas entrou em como e morreu no ano seguinte, os lutadores Johnny Valentine e Bob Bruggers severamente lesionaram as costas e se aposentaram e Ric Flair também lesionou suas costas, mas não se aposentou. No hospital, Woodin deu-lhes o seu nome verdadeiro (George Burrell Woodin) e disse-lhes que ele era um promotor para esconder do público que ele, um mocinho, estava em um avião com vilões. Ele voltou a lutar duas semanas depois, sob muita dor, para negar que estava no avião.

Aposentadoria[editar | editar código-fonte]

Woodin se aposentou da luta profissional em 1983. Depois de se aposentar, ele dirigiu um negócio de aquecimento e ar condicionado.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Woodin era um ávido colecionador de motocicletas, além de um talentoso fotógrafo e saxofonista.

Em 30 de novembro de 2002, Woodin morreu de um ataque cardíaco em sua casa em Charlotte, Carolina do Norte, aos 68 anos. Antes de sua morte, ele seria entrevistado sobre o acidente de avião em outubro de 1975 para o programa WWE Confidential.

Títulos e prêmios[editar | editar código-fonte]

Luta amadora[editar | editar código-fonte]

Luta profissional[editar | editar código-fonte]

  • All Japan Pro Wrestling
    • Prêmio de Técnica do Champion Carnival (1975)[4]
    • Prêmio World's Strongest Tag Determination League Fighting Spirit (1979) - com The Masked Strangler[5]
  • Big Time Promotions
    • Big Time Heavyweight Championship (1 vez) [7]
  • Pro Wrestling Illustrated
    • PWI o colocou na #394ª posição dos 500 melhores lutadores individuais da história da PWI em 2003

Referências

  1. a b c d e f g h i j «OWOW profile» 
  2. a b c d e f g h i «Cagematch profile» 
  3. Dave Meltzer; Bret Hart (January 2004). Tributes II: Remembering More of the World's Greatest Professional Wrestlers. [S.l.: s.n.] ISBN 978-1-58261-817-3  Verifique data em: |data= (ajuda)
  4. http://www.purolove.com/ajpw/history/carnival75.php
  5. https://www.cagematch.net/?id=26&nr=1536
  6. Mr. Wrestling at cagematch.net
  7. Royal Duncan & Gary Will. Wrestling Title Histories. [S.l.: s.n.] ISBN 0-9698161-5-4 
  8. «Ventura given Museum's top honour». Slam! Wrestling 
  9. Mr. Wrestling at cagematch.net

Ligações externas[editar | editar código-fonte]