Mrs. Doubtfire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mrs. Doubtfire
Papá para Sempre (PT)
Uma Babá Quase Perfeita (BR)
 Estados Unidos
1993 •  cor •  125 min 
Direção Chris Columbus
Produção Marsha Garces Williams
Robin Williams
Mark Radcliffe
Roteiro Anne Fine
Randi Mayem Singer
Leslie Dixon
Elenco Robin Williams
Sally Field
Pierce Brosnan
Harvey Fierstein
Robert Prosky
Género Comédia dramática
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 24 de Novembro de 1993
Brasil 25 de Dezembro de 1993
Portugal 4 de Fevereiro de 1994
Idioma Inglês
Orçamento US$ 25 milhões
Receita US$ 441.286.195[1]
Página no IMDb (em inglês)
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Mrs. Doubtfire (Mrs. Doubtfire :Uma Babá Quase Perfeita (título no Brasil) ou Papá para Sempre (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 1993, uma comédia dramática familiar dirigida por Chris Columbus e estrelado por Robin Williams.

Seu roteiro é baseado no romance Aliás Madame Doubtfire, de Anne Fine.[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Daniel Hillard (Robin Williams), é um ator de voz freelance, residente de São Francisco, Califórnia que deixa seu emprego devido a um desacordo com os roteiristas sobre um questionável script de desenho animado. Apesar de ser um pai dedicado e amoroso com os filhos Lydia, Chris e Nattie, sua esposa, a decoradora de interiores Miranda (Sally Field) o acha muito infantil, imaturo e irresponsável. Após buscar seus filhos na escola, Daniel decide fazer uma grande festa de aniversário para o filho Chris em casa, apesar das objeções de sua esposa. Daniel traz para sua residência, um zoológico ambulante e uma grande quantidade de crianças, chamando a atenção de uma vizinha Glória, que liga para o escritório de Miranda e relata tudo a ela. Ao voltar pra casa e se deparar com tamanha bagunça, Miranda encerra a festa e inicia uma discussão com Daniel, terminando por lhe pedir o divórcio. Apesar da insistência de Daniel em dizer que isso é só uma fase passageira, os dois realmente se separam e no tribunal, o juiz consede a guarda das crianças para Miranda, já que Daniel não tem emprego e moradia fixa. Uma assistente social chamada Sra. Selner ajuda Daniel, lhe arranjando emprego como despachador numa emissora de televisão.

Passando apenas poucas horas com os filhos em sua nova casa, Daniel, não querendo se afastar das crianças, descobre que Miranda está a procura de uma babá governanta para tomar conta das crianças enquanto ela trabalha, preferindo não deixá-las com ele. Daniel então vai á procura do irmão maquiador Frank e de seu parceiro Jack, pedindo ajuda para lhe trasformar em mulher. Após um longo processo com direito a máscara de cera, dentes falsos, peruca e vestido, Daniel se transforma em uma autêntica senhora de idade e se candidata a vaga para cuidar das crianças e de seu antigo lar, utilizando o nome Sra. Euphegenia Doubtfire, uma senhora inglesa bondosa e alegre. A Sra. Doubtfire logo encanta Miranda com sua tamanha educação e conhecimentos de etiqueta, e é logo contratada, após a bem-sucedida entrevista. As crianças inicialmente (principalmente Lydia) não gostam da Sra. Doubffire, mas aos poucos, ela vai conquistando as crianças com seu jeito especial e logo se torna parte da família, tornando-se também uma grande amiga e conselheira para Miranda que aprende a se aproximar mais com seus filhos. Daniel, como a Sra. Doubtfire, aprende várias habilidades domésticas como parte do papel, melhorando-se ainda mais. No entanto, isso criou outra barreira para Daniel ver seus filhos, pois como Miranda gosta muito da Sra. Doubtfire do que de Daniel, ela jamais poderia demiti-lá. Certo dia, Lydia e Chris descobrem o disfarce de Daniel e, felizes por ter seu pai de volta, concordam em manter seu segredo.

Miranda reencontra um antigo namorado, o empresário Stu Dunmeyer e logo eles se aproximam, iniciando um namoro. Daniel, enciumado e com medo de que as crianças encontrem uma nova figura paterna, tenta atrapalhar o romance, sem estragar seu disfarce. Enquanto trabalhava na emissora, Daniel é visto pelo presidente do local, Jonathan Lundy, brincando com dinossauros de brinquedos no set de um show infantil recém-cancelado. Impressionado com sua atuação e voz agindo com imaginação, Lundy covida Daniel para um jantar em um fino restaurante para falar com ele sobre um novo show. Daniel descobre que na mesma hora e no mesmo restaurante, Miranda vai comemorar seu jantar de aniversário (planejado por Stu) na companhia dos filhos e de Stu e ela covida a Sra. Doubtfire para ir também. Não conseguindo dizer não a Miranda e nem desmarcar o jantar com Lundy, Daniel decide agir duplamente no jantar.

À medida que os jantares se iniciam, Daniel meio embriagado graças ao vinho que tomou com Lundy, começa a cometer alguns erros depois de mudar de roupa e de fantasia, o que ele rapidamente corrige. Daniel sabota o jambalaya de Stu, polvilhando muita pimenta e este por ser alérgico começa a sufocar engasgado. Daniel, já como a Sra. Doubtfire faz nele a Manobra de Heimlich. O ato dá certo, mas a máscara da Sra. Doubtfire cai, revelando o disfarce de Daniel e deixando Miranda horrorizada. Ela vai embora imediatamente com os filhos, enquanto Daniel pede desculpas a Stu pela pimenta.

Voltando aos tribunais, na nova audiência da custódia, Daniel explica ao juiz que mesmo se disfarçando e mantendo uma mentira todo esse tempo, ele cumpriu muito antes do prazo, os requisitos necessários que eram um trabalho e casa, bem como suas ações. No entanto, o juiz dá a Miranda a guarda total das crianças, com Daniel sendo limitado a visitar os filhos na companhia de uma supervisora somente aos sábados, deixando Daniel muito triste. Mesmo calada, Miranda se sente muito mal com a ordem do juiz pois sabe que o ex-marido só fez isso por amor as crianças. Sem a Sra. Doubtfire, Miranda e seus filhos se entristecem e tentam sem sucesso contratar uma nova babá, Miranda acaba reconhecendo o quanto a Sra. Doubtfire melhorou suas vidas, mesmo sabendo se tratar da Daniel todo esse tempo. Eles ficam surpresos ao ouvirem a voz da Sra. Doubtifire na televisão e se surpreendem ao ve-lâ apresentando um novo programa infantil matinal chamado "A Casa da Euphegenia's", que Daniel, travestido como a Sra. Doubtfire, apresenta. O show se torna um sucesso e começa a ser transmitido em todo o país.

Miranda visita Daniel depois de uma gravação do programa e admite que eles estavam mais felizes quando a Sra. Doubtfire estavam com eles. Miranda diz que as crianças precisam muito de Daniel e ela concorda em mudar os direitos de custódia.

No dia seguinre, as crianças estão assistindo ao programa da Sra. Doubtfire, quando Miranda os chamam para receber a nova babá. Para a surpresa das crianças, a nova babá é Daniel que a partir de agora cuidará deles todos os dias, após a escola. Enquanto as crianças sobem para o quarto, Miranda convida Daniel para entrar mas este prefer ficar do lado de fora e a agradece por tudo. Enquanto, Daniel sai para passear de carro com as crianças, Miranda assiste a um episódio de seu programa, onde a Sra. Doubtfire responde uma carta de uma jovem menina cujos pais estão se separando. A Sra. Doubtfire diz que não importa o que ocorra nas famílias, o amor prevalecerá, deixando Miranda emocionada.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem 1°dublagem:VHS 2°dublagem:Delart (Rede Globo) 3°dublagem: Delart(DVD/Band/Netflix)
Robin Williams Daniel Hillard / Sra. Euphegenia Doubtfire Nelson Machado Filho Márcio Simões
Sally Field Miranda Hillard Denise Simonetto Juráciara Diacovo
Pierce Brosnan Stuart Dunmeyer (Stu) Carlos Campanile Mauro Ramos
Harvey Fierstein Tio Frank Hillard Jorgeh Ramos
Polly Holliday Gloria Chaney
Lisa Jakub Lydia Hillard (Lydie) Letícia Quinto Adriana Torres Nair Amorim
Matthew Lawrence Christopher Hillard (Chris) Gustavo Nader Gabriel Teller
Mara Wilson Natalie Hillard (Nattie) Fernanda Bullara Carol Kapfer Iara Riça
Robert Prosky Jonathan Lundy Aldo César Miguel Rosemberg
Anne Haney Sra. Sellner Gessy Fonseca Nelly Amaral
Scott Beach Juiz Sílvio Navas
Rick Overton Maitre Hélio Vaccari Isaac Schneider
Chris Pray Kowacs, o macaco Waldyr Sant'anna

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Mrs. Doubtfire teve recepção mista por parte da crítica especializada. Em base de 16 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 53% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 8.0, usada para avaliar a recepção do público.[3]

Principais premiações e indicações[editar | editar código-fonte]

Uma babá quase perfeita recebeu no total quinze indicações a prêmios, tendo vencido em nove delas. Alguns desses prêmios e indicações foram:

Oscar 1994 (EUA)

BAFTA 1995 (Reino Unido)

  • Recebeu uma indicação na categoria melhor maquiagem.

Globo de Ouro 1994 (EUA)

  • Foi vencedor nas categorias melhor filme e melhor ator de cinema - comédia/musical (Robin Williams).[4]

MTV Movie Awards 1994 (EUA)

  • Vencedor na categoria melhor ator de comédia (Robin Williams).
  • Indicado na categoria melhor ator (Robin Williams).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Na vida real, Robin Williams se divorciou da esposa para casar com a babá; no filme, ele se separa da esposa e se torna sua babá.

Além de protagonizar o filme, Robin Williams foi também um dos produtores do filme.

  • O roteiro do filme é baseado no romance Aliás Madame Doubtfire, de Anne Fine.
  • O filme marcou estréia da então pequena Mara Wilson no cinema, após esse filme a atriz seria marcada por um outro filme: Matilda de 1996.
  • O sotaque da Sra. Doubtfire foi inspirado em Bill Forsyth, um diretor escocês que trabalhou com Robin Williams.
  • A maquiagem da Sra. Doubtfire levava cerca de 4h e meia por dia.
  • Quando a família Hillard está procurando uma substituta para a Sra. Doubtfire, a babá entrevistada era membro da equipe de produção do longa.

Referências

  1. «Mrs. Doubtfire (1993)». Box Office Mojo. Consultado em 17 de abril de 2014 
  2. «11 Movies You Didn't Know Were Based on Books» (em inglês). 11points. Consultado em 18 de outubro de 2014 
  3. «Mrs. Doubtfire» (em inglês). Metacritic. Consultado em 13 de agosto de 2014 
  4. «Mrs. Doubtfire» (em inglês). Golden Globes. Consultado em 18 de outubro de 2014 
  5. «Uma Babá Quase Perfeita: Curiosidades - AdoroCinema». AdoroCinema. Consultado em 5 de Janeiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]