Mugshot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mugshot do cantor Jim Morrison.

Mugshot é uma palavra usada na língua inglesa (sem tradução para o português) para se referir à foto que é tirada na delegacia quando um meliante vai preso.[1][2] A foto é tirada do rosto do preso, que segura uma placa com informações sobre seu processo, e ao fundo vê-se uma régua que mostra seu tamanho.

O ato de fotografar criminosos começou na década de 1840, apenas alguns anos após a invenção da fotografia, mas foi somente em 1888 que o policial francês Alphonse Bertillon padronizou o processo.

Graças ao caráter totalmente aberto dos registros policias em alguns estados dos Estados Unidos (como Flórida, Arizona e Texas, por exemplo), qualquer pessoa pode obter fotos das fichas criminais desses estados com enorme facilidade.[3] O intuito desses registros serem abertos é o de trazer mais transparência ao trabalho da corporação e departamentos policiais. Com isso, porém, as mugshots acabaram sendo bastante apreciadas nos Estados Unidos, onde existe até uma industria que vende estas fotografias.[4]

Referências

  1. g1.globo.com/ Shia LaBeouf é detido no Texas por intoxicação pública; veja mugshot
  2. g1.globo.com/ Ladrão usa camiseta com "mugshot" de gato em assalto a banco nos EUA
  3. mundogump.com.br/ Os vinte melhores mugshots de todos os tempos
  4. gizmodo.uol.com.br/ Como alguns sites usam fichas policiais para ganhar dinheiro – e arruinar a vida de muita gente