Multilinguismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma lata de lixo em Seattle, Estados Unidos, rotulada em quatro idiomas: inglês, chinês, vietnamita e espanhol. O tagalog também usa palavras espanholas.

Multilinguismo é o ato de usar ou promover o uso de vários idiomas, seja por uma pessoa individual ou por uma comunidade de pessoas. Pessoas multilíngues superam os falantes monolíngues na população do mundo.[1] O multilinguismo está se tornando um fenômeno social regido pelas necessidades da globalização e da abertura cultural.[2] Graças à facilidade de acesso à informação causada pela Internet, a exposição das pessoas a múltiplas línguas está ficando cada vezes mais frequente e provocando, portanto, a necessidade de aprender diferentes línguas. O ensino de línguas poderá ser visto como um modelo de multilingue.

As pessoas que falam mais de um idioma também são chamadas de poliglotas.[3]

O Multilinguismo é especialmente importante em zonas geográficas onde existem diversos países que têm relações de especial proximidade política, económica e social. A União Europeia surge como um exemplo claro desta realidade.

A declaração da Sorbonne[4] (1998) que abriu caminho à Declaração e ao Processo de Bolonha (1999), apontava já para a necessidade da formação do primeiro ciclo do ensino superior ser orientada para a banda larga (estudos diversificados e pluridisciplinares), e devidamente apoiada no ensino das línguas vivas e no uso das novas tecnologias. Esta orientação expressa na Declaração de Sorbonne, e posteriormente reiterada noutros documentos estruturantes do Espaço Europeu de Ensino Superior, condensa três aspectos importantes para garantir um sistema educativo competitivo no espaço europeu e mundial e, sobretudo, para assegurar uma integração mais eficaz entre os vários níveis do sistema de ensino: formação eclética, conhecimentos de línguas estrangeiras, domínio das novas tecnologias da informação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.