Mundo ao Contrário (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mundo ao Contrário
Mundo ao Contrário (telenovela)
O poder conquista tudo
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama, Suspense e Tragédia
Duração 45 minutos
Criador(es) João Matos
Elenco Margarida Marinho
Miguel Guilherme
Diogo Infante
São José Correia
Sara Barradas
Rodrigo Trindade
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Episódios 145 [exibição original]
125 [produção]
Produção
Diretor(es) Hugo de Sousa
Produtor(es) Plural
TVI
Tema de abertura O Mundo ao Contrário - Xutos e Pontapés
Tema de encerramento O Mundo ao Contrário - Xutos e Pontapés
Exibição
Emissora original TVI
Transmissão original 14 de Abril8 de Outubro de 2013
Cronologia
Louco Amor
Belmonte

Mundo ao Contrário é uma telenovela portuguesa produzida pela Plural Entertainment e exibida pela TVI entre 14 de abril de 2013 e 8 de outubro de 2013 em 145 episódios, tendo substituído Louco Amor e sendo substituída por Belmonte.

É da autoria de João Matos e foi escrita por Marta Coelho, Pedro Cavaleiro e Raquel Palermo. A realização ficou a cargo de Paula Mourão, Paulo Frazão e Jorge Queiroga e direção geral de Hugo de Sousa.

Apresenta Margarida Marinho, Diogo Infante, Miguel Guilherme, São José Correia, Sara Barradas e Rodrigo Trindade como protagonistas.[1]

Foi reposta no canal TVI Ficção entre 20 de fevereiro de 2017 e 18 de julho de 2017, em 127 episódios, tendo substituído Louco Amor e sendo substituída por Doce Tentação. A partir de 25 de novembro de 2019, passou a ser reposta na TVI, de segunda a sexta. Inicialmente, reposta às 23:30, a partir de janeiro de 2020 passou para as madrugadas da TVI, devido aos fracos resultados do horário anterior; no entanto, a reposição foi interrompida em abril do mesmo ano. Em 2023, mais precisamente a 5 de abril, regressa às madrugadas sendo reexibida novamente do início, substituindo Louco Amor, e acabando no dia 24 de julho de 2023, sendo substituída por Doida por Ti.

Enredo[editar | editar código-fonte]

No Bairro da Pedra, vive Catarina Lencastre Malta (Sara Barradas), filha de Aníbal Malta (Sinde Filipe). A jovem vive num palacete de uma tia sua. É rejeitada pela meia-irmã, Constança Malta (Margarida Marinho), e o meio-irmão João Malta (Rui Santos) tenta manter o pacifismo entre as duas, porém, não consegue.

Constança vive com o marido, Pedro Carvalho (Diogo Infante), e com os filhos, Lara Malta Carvalho (Filipa Areosa) e Rodrigo Malta Carvalho (Tiago Costa) numa mansão de luxo. João vive com a esposa, Salomé Jardim Malta (Mafalda Vilhena), e com a filha, Maria Jardim Malta (Carolina Loureiro) numa casa próxima do mar.

Tudo parece estar bem nesta família, até ao momento em que o Grupo Malta ganha um novo dono. Em resultado, João, Salomé e Maria são despejados e Aníbal, tragicamente, suicida-se. Catarina encontra o pai morto e descobre o culpado. Invade a festa do 70º aniversário de Aníbal e revela a todos que Pedro roubou a família. Este, argumenta ter apenas protegido o seu futuro e o da sua família. João e Pedro envolvem-se numa cena de pancada e Constança grita para pararem, ao ver que tudo o que tinha como certo desabou.

Constança decide sair de casa e Rodrigo acompanha a mãe, porém, tal como João, Salomé e Maria, não têm onde ficar. Eis que se lembram de Catarina, que os ajuda. Habituados aos luxos e mordomias, a família Malta é obrigada a encontrar um novo significado de felicidade, que não passa pelo dinheiro, mas sim pela união que se cria.

Neste mesmo bairro, Marco Viana (Miguel Damião) é traficante de droga, assim como César Pina (Pedro Barroso). Marco é preso e César assume o poder. O jovem vive com a irmã, Sheila Pina (Helena Costa), e com a madrinha, Graciete Santos (Manuela Maria), que adotou os três irmãos por caridade. A terceira, Ivone Pina Ramiro (Ana Catarina Afonso) é casada com Vítor Ramiro (Rui Luís Brás), porém, o marido de Ivone não é bem visto por César, aliás, nem por César, nem por quase ninguém do bairro, porque Vítor é polícia e essa não é uma profissão de glória no Bairro da Pedra.

No Bairro da Pedra, há vários negócios, tal como o cabeleireiro onde trabalham Sheila e Ivone, cuja dona é Patrícia Pereira Viana (Susana Arrais). Após saber que o marido é traficante de droga, fica com receio do que isso possa causar à tranquilidade da filha, Sara Pereira Viana (Daniela Marques), que iria crescer sem um pai. César disponibiliza-se para a ajudar, porém, Patrícia recusa, alegando não querer ter nada a ver com um traficante. Conta ainda com a ajuda da mãe, Adelaide Pereira (Isabel Medina), que nunca recusou ajudar a sua filha.

Há ainda o café de Graciete, onde são falados muitos dos planos de César com os seus homens, sendo o mais próximo Maneca (Diogo Branco), que sempre jurou fidelidade ao seu superior. Porém, é na oficina de Sérgio Medeiros (Ricardo de Sá), que é guardada a droga. Este optou por não entrar no gang de César e no negócio do tráfico, pois sempre levou a intenção de proteger a mãe, Clara Medeiros (Rosa do Canto) e a irmã, Cila Medeiros (Mihaela Lupu) muito a sério e sempre fora um filho exemplar para Clara, já que Cila não parava de se meter em confusões e problemas, incluindo a relação que mantinha em segredo com César.

Dentro do Bairro da Pedra ainda, o Franguitos Galitos é o negócio de frangos da região, e não só. Simão Quintino (Miguel Guilherme) é o dono de uma rede de empresas que se estendeu rapidamente pelo país. O seu filho mais velho, Micael Silva Quintino (Rodrigo Trindade) trabalha consigo na loja do bairro e o seu filho mais novo, Saúl Silva Quintino (Luís Simões) ainda está a estudar. É casado com Amélia Silva Quintino (São José Correia), porém, com o afastamento que os dois foram ganhando, Amélia trai constantemente Simão com Pedro, o homem que realmente ama.

Há ainda, numa zona de mais luxo, o restaurante Dom Pellegrino, gerido por Valentino Costa (Rui Mendes). O seu filho, Gilberto Costa (Nuno Melo) está envolvido num negócio de prostituição organizada, em parceria com Marco e, após a sua captura, com César. Gilberto utilizou esse negócio para roubar a gerência do restaurante ao pai, que, ao ver a hipótese de ser tornar pública a sua noite com as raparigas contratadas por Gilberto, afasta-se da gerência e passa o cargo ao filho. Paula Cunha (Paula Neves) é chefe de sala no Dom Pellegrino e ajudante de Gilberto no negócio de prostituição.

Isto é apenas o começo de um turbilhão de acontecimentos que promete não ter fim e com o avançar da história, César desaparece, raptado por Diogo Machado (Nuno Gil), mais conhecido por DT, que promete ser o líder do bairro e do negócio de tráfico. É filho adoptivo de Adelaide.

César desaparece e o bairro muda. DT chega para atormentar vidas e acaba a espancar Simão. Quando confrontado com a pergunta de Graciete, assume ter morto César, e aí o ódio acende em todos. César fora um ídolo para muitos e DT pode estar em perigo ao garantir a morte de César. Graciete não desejava a morte do afilhado, assim como Sheila e Ivone. Cila sofre com a morte do ex-namorado e Maneca passa a sentir ainda mais ódio pelo recém-chegado chefe do gang. O perigo pode rondar DT e pessoas para cometer uma loucura não faltam no Bairro da Pedra.

Uma história feita de pormenores e onde o bairro se mistura com o luxo. O dinheiro cruza-se com as drogas e a mistura pode ser explosiva. Conseguirá uma família rica assumir uma vida sem luxos de um momento para o outro? Conseguirá um bairro perder um líder amado e admirado, e ganhar outro com quem ninguém pode ousar brincar? Este é o mundo em que eles vivem, e está virado ao contrário.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências:[2]

Ator Personagem
Margarida Marinho Constança Borges Malta
Diogo Infante Pedro Carvalho
Miguel Guilherme Simão Quintino
São José Correia Amélia Silva Quintino
Sara Barradas Catarina Fonseca Malta
Rodrigo Trindade Micael Silva Quintino
Pedro Barroso César Pina
Manuela Maria Graciete Santos
Rui Mendes Valentino Costa
Rosa do Canto Clara Medeiros
Isabel Medina Adelaide Pereira
Nuno Melo Gilberto Costa
Paula Neves Paula Cunha
Marcantónio Del Carlo Maximiliano Greco
Mafalda Vilhena Salomé Jardim Malta
Rui Santos João Borges Malta
Susana Arrais Patrícia Pereira Viana
Rui Luís Brás Vitor Ramiro
Ana Catarina Afonso Ivone Pina Ramiro
Helena Costa Sheila Pina
Ricardo Castro André Duarte
Melânia Gomes Marisa Nunes
Luís Simões Saul Silva Quintino
Diogo Branco Manuel Carlos "Maneca"
Carolina Loureiro Maria Jardim Malta
Ricardo de Sá Sérgio Medeiros
Filipa Areosa Lara Malta Carvalho
Tiago Costa Rodrigo Malta Carvalho
Mikaela Lupu Cila Medeiros
Daniela Marques Sara "Sarita" Pereira Viana
Nuno Gil Diogo Machado
Carlos Cunha José Manuel Mota
Maria João Abreu Susana Mota
Miguel Damião Marco Viana
Sara Barros Leitão Marta Capucho
Pedro Carvalho Diego
Francisco Arraiol "Piranha"

Participação Especial no Primeiro Episódio

Ator Personagem
Sinde Filipe Aníbal Malta (Pai de Constança, Catarina e João)

Audiências[editar | editar código-fonte]

O primeiro episódio foi líder absoluto ao registar 17,5% de audiência média e 32,4% de share, sendo esse o maior resultado atingido em toda sua exibição.[3] O segundo episódio registou 11,5% de audiência e 26,4% de share, perdendo a liderança no horário.[4] O seu pior resultado foi atingido em 21 de maio de 2013, ao marcar 5,4% de audiência.[5] O último episódio registou 10,3% de audiência média e 36,7% de share, na liderança.[6]

A sua média final foi de 8,4% de rating e 26,7% de share, um dos piores resultados de uma novela da TVI até então.[7]

Referências

  1. Gurgel, Márcia; Henriques, Tiago (9 de abril de 2013). «Sexo e drogas são o prato forte de 'Mundo ao Contrário'». DN.pt. Consultado em 11 de maio de 2013 
  2. «Mundo ao Contrário: Personagens». TVI.iol.pt. Consultado em 19 de agosto de 2013 
  3. «"Mundo ao Contrário" vence na estreia». Zapping. 15 de abril de 2013. Consultado em 21 de outubro de 2021 
  4. «"Mundo ao Contrário" perde mais de meio milhão… e perde liderança». Zapping. 16 de abril de 2013. Consultado em 21 de outubro de 2021 
  5. «"Mundo ao Contrário" continua em queda livre». Zapping. 22 de maio de 2013. Consultado em 21 de outubro de 2021 
  6. «Audiências: Final de "Mundo ao Contrário" alcança recorde de 'share'». Zapping. 9 de outubro de 2013. Consultado em 21 de outubro de 2021 
  7. Fantastic. «Conheça a média final de "Mundo ao Contrário"». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 21 de outubro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]