Murder ballad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Murder ballads são um subgênero da forma tradicional de balada que lida com um crime. Suas letras formam uma narrativa, descrevendo os eventos de um assassinato, muitas vezes incluindo o antes e o depois. O termo refere-se ao conteúdo e pode ser aplicado a baladas tradicionais, parte da cultura oral. Baladas Broadsheet impressas não usam as mesmas fórmulas ou estruturas, e estão enraizadas em uma sociedade letrada.

Descrição do gênero[editar | editar código-fonte]

Uma Murder ballad em geral narra os detalhes de um crime mítico ou verdadeiro - quem é a vítima, por que o assassino decide matá-lo, como a vítima é atraída para o local do crime e o ato em si - seguido da fuga e / ou captura do assassino. Muitas vezes a balada termina com o assassino na cadeia ou a caminho da execução, ocasionalmente com um apelo para que os ouvintes não copiem os males cometidos pelo assassinato, conforme relatado pelo cantor.

Algumas contam a história do ponto de vista do assassino, ou tentam retratar o assassino de uma forma um tanto simpática, como "Tom Dooley". Uma gravação daquela música vendeu quase quatro milhões de cópias para o The Kingston Trio em 1958. Outras Murder ballads contam a história do crime do ponto de vista da vítima, como "Lord Randall", em que o narrador adoece e descobre que foi envenenado. Outros contam a história com maior distância, como "Lamkin", que registra os detalhes do crime e da punição sem qualquer tentativa de despertar simpatia pelo criminoso. Vinganças sobrenaturais forjadas pela vítima sobre o assassino, por vezes, figuram em baladas de homicídio, como "The Twa Sisters" (também conhecida como "Binnorie" ou "Minnorie" Balada de criança # 10).

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em meados do século XVII na Europa, as baladas estavam sendo impressas e vendidas em broadsheets.[1]

Referências

  1. Schechter, Harold (15 de fevereiro de 2005). Savage pastimes: a cultural history of violent entertainment. [S.l.]: Macmillan. p. 50. ISBN 978-0-312-28276-9. Consultado em 1 de setembro de 2011