Mureș

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Mûres, o município francês. Para outros significados, veja Rio Mureș.

Romênia Mureș

Maros

 
  Distrito  
Símbolos
Brasão de armas de Mureș
Brasão de armas
Localização
Localização de Mureș na Romênia
Localização de Mureș na Romênia
Localização de Mureș na Romênia
Coordenadas
País Romênia
Região histórica Transilvânia
Região estatística Centro
História
Fundação 1925
Administração
Capital Târgu Mureș
Características geográficas
Área total 6 714 km²
População total (2021) 518 193 hab.
Densidade 77,2 hab./km²
Código postal 54xxx
Sítio ro.cjmures.ro

Mureș é um județ (distrito) da Romênia, na região histórica da Transilvânia.[1] Sua capital é a cidade de Târgu Mureș. Está situado no centro da Romênia, entre os meridianos 23°55’ e 25°14’ de longitude leste e os paralelos 46°09’ e 47°00’ de latitude norte, ocupando 2,8% do território romeno. Em 2021 tinha 518 193 habitantes.

Geografia[editar | editar código-fonte]

As planícies e colinas ocupam a metade do território e as montanhas a outra metade, as quais fazem parte dos Cárpatos orientais. O distrito se articula em torno do vale do rio Mureș e seus afluentes.

O clima do Mureș é o continental, com invernos longos e frios e verões quentes. Na zona de colinas, as temperaturas médias são de -3 °C a -8 °C em janeiro e de 18 °C a 19 °C em julho. Nas montanhas, são em média de -4 °C a 1 °C em fevereiro e de 8 °C a 12 °C em agosto. O distrito possui 4 090 km² de terras agrícolas e 2 160 km² de florestas.

A vegetação é constituída de florestas de faias e pinheiros. A fauna, muito rica, compreende diversos animais raros na Europa (ursos pretos, linces, galos selvagens, etc.).

História[editar | editar código-fonte]

O distrito de Mureș fez parte do reino dos dácios e fez parte do Império Romano. No século X, os magiares se instalaram no județ. A sudeste já estavam presentes populações dos sículos, cuja origem ainda se discute hoje em dia.

O județ fez parte, em seguida, do Principado da Transilvânia, vassalo do Reino da Hungria, antes de ser administrado diretamente pelo Império Austríaco e os Habsburgos de 1690 a 1867.

Em 1867, ele foi incorporado ao Estado húngaro na Áustria-Hungria. Em 1876, foi formado o território de Maros-Torda, que compreendia a maior parte do distrito atual. Em 1920, pelo Tratado de Trianon, com a desintegração do Império Austro-Húngaro, o território de Maros-Torda passou a integrar o Reino da Romênia. Ele foi novamente ocupado pela Hungria de 1940 a 1944 e devolvido à Romênia em 1945.

Quando da reorganização administrativa de 1950, os limites dos diferentes "judete" da Transivânia foram profundamente modificados, e o județ de Maros-Torda se tornou o atual județ de Mureș.

Economia[editar | editar código-fonte]

A agricultura e a exploração das florestas ocupam uma parte essencial na economia da região. O subsolo contém depósitos de sal, gás natural e pedras para construção.

As principais indústrias presentes se dedicam à produção de energia (gás natural e eletricidade térmica), derivados do carbono, materiais de construção, móveis, vidro, cerâmica e instrumentos musicais.

Principais cidades[editar | editar código-fonte]

(população em 2007)

Turismo[editar | editar código-fonte]

As principais atrações da região são:

Referências

  1. «Mureș (distrito)». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 24 de novembro de 2019 


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Romênia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mureș