Murilo Borges

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Murilo Borges
33.º Prefeito de Bandeira de Fortaleza.svg Fortaleza
Período 1 de janeiro de 1963
até 1 de janeiro de 1967
Antecessor(a) Manuel Cordeiro Neto
Sucessor(a) José Walter
Dados pessoais
Nascimento 13 de julho de 1913
Fortaleza, CE
 Brasil
Morte 2 de maio de 1982 (68 anos)
Fortaleza, CE
 Brasil
Profissão Militar e Político

Murilo Borges Moreira (Fortaleza, 13 de julho de 19132 de maio de 1982[1]) foi general do Exército do Brasil que governou Fortaleza entre 1963 e 1967.

Era filho de Narcisa da Cunha Borges Moreira e do comerciante José da Rocha Moreira. Terminados os estudos no Colégio Cearense, seguiu para o Rio de Janeiro e ingressou na Escola Militar de Realengo, saindo aspirante a oficial em 1932, com apenas dezenove anos. Serviu em Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro. Fez os cursos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Escola Superior de Guerra. Visitou oficialmente os Estados Unidos. Foi Secretário de Policia e Segurança Pública do Ceará entre 1955 e 1957. Integrou o gabinete do Ministro de Guerra, General Henrique Teixeira Lott.

Prefeito de Fortaleza entre 1963 e 1967, tendo sido o último prefeito eleito antes da ditadura militar de 1964. Seu governo foi marcado especialmente pela reforma na Praça do Ferreira que retirou da praça uma coluna com um relógio e a demolição de um abrigo para táxis e ônibus ao lado da praça. Também foi diretor do Banco do Nordeste entre 1968 e 1978.

Faleceu aos 68 anos de idade, de infarto do miocárdio, enquanto assistia à missa na Igreja São Vicente de Paulo, na Aldeota, em companhia de sua esposa e de suas netas. Foi casado com Cândida da Costa Moreira, com quem teve filhos. Através de sua irmã, Susana Moreira Filomeno Gomes, é tio dos ex-deputados federais Cláudio e Sério Filomeno[2].

Em Fortaleza existe uma praça, uma avenida, um estádio de futebol e uma escola com seu nome.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Manuel Cordeiro Neto
Prefeito de Fortaleza
19631967
Sucedido por
José Walter Cavalcante
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.