Byrsonima crassifolia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Murisi)

Byrsonima crassifolia
Na Costa Rica
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Clado: Tracheophyta
Clado: Angiospermae
Clado: Eudicotyledoneae
Clado: Rosids
Ordem: Malpighiales
Família: Malpighiaceae
Gênero: Byrsonima
Espécies:
B. crassifolia
Nome binomial
Byrsonima crassifolia
Sinónimos[3]
  • Malpighia crassifolia L.

O muruci (Byrsonima crassifolia), também conhecido como murici,[4] murici-da-praia ou murici-do-brejo, é uma árvore da família Malpighiaceae, ordem Malpighiales, nativa do norte e nordeste do Brasil.

Características gerais: Sua altura média é de 6 a 16 m, suas folhas são simples, lisas, e atingem em torno de 13 cm. Nas dunas, cresce com características de arbusto, com sua altura variando entre 30 cm a 4 m. Suas flores são em forma de cachos amarelos, seu fruto é pequeno, em torno de 0,8 cm, é em chachos e é inicialmente verde. O fruto permanece verde e duro até que atinja o seu tamanho máximo. Após o crescimento total, começa a amadurecer, ficando macio e de cor amarela.

Suas sementes geralmente atingem o tamanho de 0,5 cm de comprimento, e são de um marrom-claro.

Esta árvore é frequente nas regiões de terrenos úmidos, próximos a rios e lagoas e também é amplamente distribuída em dunas, especialmente nas dunas da região Nordeste, ambiente no qual ela cresce como arbusto. Não é conhecida a utilização em paisagismo, apesar de sua beleza, especialmente quando em floração. Existem várias espécies de murici, inclusive arbustos, e a característica de todas elas é o fruto pequeno e comestível, de sabor ácido.

Fruta nativa do Norte e Nordeste brasileiro, é encontrada em regiões serranas e próximas ao litoral. Já conhecida desde 1570 pelos indígenas como mureci. Hoje conhecida como murici, murixi, muruci e fruta de jacu. A cor amarela, quando madura, chama a atenção. Apesar do tamanho pequeno possui sabor e cheiro intensos e característicos, não se comparando a outro fruto. Pode ser usada na fabricação de sucos, doces, licores, geleias e sorvetes.

Referências

  1. Botanic Gardens Conservation International (BGCI); IUCN SSC Global Tree Specialist Group (2019). «Byrsonima crassifolia». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2019: e.T61780518A149003401. Consultado em 9 de janeiro de 2022  Verifique o valor de |name-list-format=amp (ajuda)
  2. «Byrsonima crassifolia (L.) Kunth». Missouri Botanical Garden. Consultado em 30 de março de 2010 
  3. «Byrsonima crassifolia». Agricultural Research Service (ARS), United States Department of Agriculture (USDA). Germplasm Resources Information Network (GRIN). Consultado em 30 de março de 2010 
  4. Ferreira, Maria das Graças (1 de agosto de 2005). «Murici (Byrsonima crassifolia (L.) Rich.)» (PDF). Embrapa. Consultado em 13 de março de 2021 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Byrsonima crassifolia