Museu Alfredo Andersen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Museu Alfredo Andersen
Tipo Artes
Inauguração 1959 (como museu)
Diretor Roseli Fischer Bassler (desde 2003)
Website Museu Alfredo Andersen
Geografia
Localidade Curitiba – Paraná - Brasil

O Museu Alfredo Andersen (MAA) esta localizado na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná.

A instituição visa preservar e divulgar as obras do pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista e professor norueguês radicado no Brasil, Alfredo Andersen, além de promover novos praticantes ao mundo das artes através de cursos e seminários[1].

O museu é administrado pelo Estado através da Coordenadoria do Sistema Estadual de Museus (COSEM), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná (SEEC-PR)[1].

História[editar | editar código-fonte]

O MAA na condição de museu para valorizar, conservar e expor ao público o legado do artista foi criado no ano de 1979, porém a história da instituição começou apenas cinco anos após o falecimento de Alfredo Andersen. Em 3 de novembro 1940, pessoas do convívio do artista criaram a “Sociedade de Amigos” com o intuito de dar continuidade aos ideais do norueguês, além de criar uma condição de preservar suas obras[2].

Em 1947, com a ajuda do deputado estadual Rivadávia Vargas, deu-se o início de uma proposta de lei estadual para transformar esta "sociedade", de âmbito particular, em uma instituição ligada ao Estado. Somente em 1959 foi aprovada a lei que instituiu a “Casa de Alfredo Andersen (CAA) - Escola e Museu de Arte”, sob os cuidados do governo estadual. Passados mais vinte anos, 1979, a CAA passou a ter a atual denominação: “Museu Alfredo Andersen”[2].

Sede[editar | editar código-fonte]

O principal edifício e sede do museu foi atelier, escola e residência de Alfredo em seus últimos anos de vida e após seu falecimento continuou tendo as mesmas funções, só que agora com o seu filho, Thorstein Andersen. Em 1971 o edifício foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná e em 1988 foi totalmente restaurada[3].

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b A Instituição Museu Alfredo Andersen — acessado em 13 de agosto de 2010
  2. a b Histórico Museu Alfredo Andersen — acessado em 13 de agosto de 2010
  3. Museu Alfredo Andersen - MAA Enciclopédia Itaú Cultural — acessado em 16 de agosto de 2010