Museu Estremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Estremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea (MEIAC)
Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo
Museu Estremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea
Um evento do festival MaquinArte 2005 no MEIAC
Tipo Museu de arte
Arquiteto José Antonio Galea
Inauguração 9 de maio de 1995
Visitantes 20 380 (2010)[1]
Diretor Antonio Franco Domínguez
Website www.meiac.es
Área 25 000 m²
Geografia
País Espanha
Cidade Badajoz
Coordenadas 38° 52' 18" N 6° 58' 16" O

O Museu Estremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea (MEIAC; em castelhano: Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo) é um museu situado na cidade espanhola de Badajoz, comunidade autónoma da Estremadura, que reúne obras de artista contemporâneos espanhóis, portugueses e ibero-americanos. Em 2010 foi visitado por 20 380 pessoas.[1]

Foi inaugurado em 9 de maio de 1995. O edifício situa-se onde antes se erguia a Prisão Preventiva e Correcional de Badajoz, cujo edifício central, de forma cilíndrica, foi reaproveitado. A prisão foi construída em meados da década de 1950 sobre um antigo baluarte militar do século XVIII, conhecido como Forte de Pardaleras.

A prisão demolida, da qual se conservam fotografias aéreas, seguia o modelo pan-óptico, de cujo centro saíam diversas galerias e entre estas distribuíam-se vários pátios, sendo o conjunto rodeado por um muro duplo. Foi abandonada no final dos anos 1970, quando foi inaugurada uma nova prisão fora da cidade.

O projeto do museu foi iniciado em 1989, com planos do arquiteto José Antonio Galea. A ideia tinha sido ensaiada com êxito na América Latina, por exemplo no Museu Nacional da Colômbia em Bogotá e no Arquivo Geral da Nação na Cidade do México, entre outros.

O acervo do museu é constituída por 2 800 obras[1] de artistas como Luis Buñuel, Equipo 57, Miquel Navarro, Eduardo Naranjo, Ouka Leele, Juan Barjola ou Pablo Palazuelo, além de muito outros.

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

  • VV. AA. (1995). El Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo. Catálogo de presentación. Badajoz: Editora Regional de Extremadura.
  1. a b c «Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo» (em espanhol). Museos de Bellas Artes. museos.consumer.es. Consultado em 5 de junho de 2014 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Museu Estremenho e Ibero-americano de Arte Contemporânea
Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.