Museu Farroupilha (Triunfo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O Museu Farroupilha
Garruchas e pontas de lança farroupilhas

O Museu Farroupilha é um pequeno museu histórico de Triunfo, Rio Grande do Sul, dedicado à preservação de um acervo de peças variadas, onde têm maior importância a coleção de objetos relacionados à Revolução Farroupilha. O museu está instalado na casa onde nasceu Bento Gonçalves, situada à rua Luiz Barreto 170.

Foi criado em 1950 por José Luiz de Freitas, que organizou e expôs publicamente sua coleção privada, que compreendia uma série de itens pertencentes aos antigos combatentes farrapos, especialmente armamentos, como espadas, rifles, pontas de lanças, facas e adagas, explosivos, antigas garruchas e revólveres, bem como equipamentos, acessórios e partes de uniformes militares. Em 1 de março de 1971 todo o acervo foi doado ao município, passando a se constituir num museu público.

Mais tarde o acervo cresceu com outras doações da comunidade e tornou-se eclético, e hoje mostra objetos de arte decorativa, louças, mobília, trajes, antigos equipamentos de escritório e em especial uma reduzida mas interessante coleção arqueológica de artefatos indígenas, com vasos de cerâmica, boleadeiras, machados de pedra, pontas de flechas e outros objetos.

Atualmente encontra-se interditado, desde 2012, com o prédio precisando de reformas. Não há previsão para a reabertura.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.