Museu Histórico Bispo Isac Aço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Museu Metodista de Educação Bispo Isac Aço (MMEBI), é um museu brasileiro sediado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e mantido pela Rede Metodista de Educação do Sul. Localiza-se na Rua Dr. Lauro de Oliveira, 71, no Campus do Colégio Metodista Americano. É uma instituição de caráter privado e autonomia técnica, com tempo de duração indeterminado, criado através da Portaria nº 015/2010. O nome do Museu é uma homenagem ao bispo metodista Isac Aço, falecido em 1991.

História[editar | editar código-fonte]

O MMEBI é originário da união do Museu de Ciências do Colégio Americano e do Museu Histórico Bispo Isac Aço. O primeiro criado em 14 de maio de 1931, tinha como objetivo o uso didático-pedagógico de exemplares da diversidade da flora e da fauna. O segundo criado em 19 de outubro de 1994, tinha o propósito de guardar, preservar e utilizar na pesquisa, extensão e difusão os documentos, fotos, mobiliários e diversos objetos tridimensionais que compõem a história do Colégio Americano, do IPA e do Metodismo no Rio Grande do Sul. A fusão dos dois Museus ocorreu em 2010, quando optou-se por uma única administração para os dois acervos, o histórico e o biológico. Dessa forma, o MMEBI é, atualmente, um museu escolar e universitário, formado por dois núcleos: o de Ciências e o de Memória, coordenados por docentes do Centro Universitário Metodista do IPA.

O Museu Histórico Bispo Isac Aço também proporciona apresentações artísticas e culturais, bem como exposições temporárias e palestras com temas relevantes para o conhecimento e a formação da comunidade e principalmente os alunos e funcionários do Colégio Metodista Americano e do Centro Universitário Metodista - IPA.

Núcleo de Ciências[editar | editar código-fonte]

Localizado no andar térreo do Prédio Miss Ruth Anderson no Campus Americano onde mantém uma exposição de longa duração que retrata a fauna e flora de Porto Alegre. Essa exposição enfatiza a temática da biodiversidade no meio urbano e destaca a importância da preservação do patrimônio ambiental na cidade de Porto Alegre, visando à conservação do habitat e de suas espécies. Nesse espaço também são montadas exposições de curta duração.

O acervo do Núcleo de Ciências é formado por animais taxidermizados, animais conservados em meio líquido e meio seco, sementes, além de coleções geológica e paleontológica.

Núcleo de Memória[editar | editar código-fonte]

Funciona na sede administrativa do MMEBI, na Rua Dr. Lauro de Oliveira, nº 71. Abriga exposição de longa duração que recria ambientes do Colégio Americano como uma sala de aula do início do século XX e antigo dormitório das meninas do internato do Colégio Americano, que recebeu alunas de diversas localidades do Rio Grande do Sul e do Brasil entre as décadas de 1920 e 1960.

O Núcleo também realiza exposições de curta duração sobre diversos temas ligados ao ensino e à memória do Colégio Metodista Americano e do Instituto Porto Alegre – IPA.

O acervo do Núcleo de Memória é composto por documentos diversos, como convites de formatura, cartas, cadernos, fotografias, móveis, vestuário entre outros objetos vinculados à história do Colégio Americano e do Instituto Porto Alegre (IPA), bem como da trajetória da educação metodista no Sul do Brasil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.