Museu Nacional da Gronelândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Museu Nacional da Gronelândia
Tipo museu nacional
Website oficial
Geografia
Coordenadas 64° 10' 37.9" N 51° 44' 46.3" O
Logradouro Manutooq 1
Cidade Sermersooq
País Gronelândia

O Museu Nacional da Gronelândia (em gronelandês: Nunatta katersugaasivia allagaateqarfialu) é um museu localizado em Nuuk, capital da Gronelândia, que exibe a arte e história do país. Ele foi um dos primeiros museus estabelecidos no país, inaugurado no meio da década de 1960.[1] O museu está estreitamente ligado com o Museu Nacional da Dinamarca, do qual expandiu as suas coleções. O museu tem muitos artefatos relacionados com arqueologia, história, arte, artesanato e também tem informações sobre ruínas, cemitérios, edifícios, etc.[2]

Acervo[editar | editar código-fonte]

O museu possui um amplo e bem apresentado acervo com sessões que contam a história do país, mas que consequentemente refletem a história mundial, como por exemplo, a exibição que mostra as mudanças sociais que ocorreram na década de 50, ou a rocha mais antiga do mundo (3,8 bilhões de anos) que foi encontrada na região de Nuuk[3].

O museu apresenta peças que remetem os tempos primários da humanidade, como por exemplo, réplicas de caiaques e barcos a remo que eram utilizados, principalmente, por mulheres[4].

O destaque do museu são as múmias Qilakitsoq que datam do século 15. Elas foram encontradas por dois irmãos em 1972[4], porém, foram deixadas lá até 1977 quando o museu ouviu falar da história e as recuperou. As múmias são um trio de mulheres e uma criança de seis meses. Elas são expostas utilizando suas roupas de pele e botas tradicionais. Ainda não se sabe a razão de suas mortes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «The Museum». Greenland National Museum. Consultado em 2 de novembro de 2012. 
  2. http://adopt.museum140.com/2012/07/17/46-national-museum-of-greenland/
  3. Planet, Lonely. «Greenland National Museum in Nuuk, Greenland». Lonely Planet (em inglês) 
  4. a b «Talking with Greenland's National Museum director». www.greenpeace.org (em inglês). Consultado em 24 de setembro de 2017. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.