Museu Naval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Museu Naval
Tipo museu
Inauguração 1984 (35 anos)
Website oficial
Geografia
Coordenadas 22° 54' 13.8582" S 43° 10' 23.7047" O
Localização Rio de Janeiro
País Brasil

O Museu Naval localiza-se no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É um espaço destinado à preservação da memória naval brasileira. Em seu acervo, se encontram diversos documentos que relatam a história da Marinha do Brasil, com ênfase na participação brasileira em conflitos.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O seu prédio, construído em 1868 para servir de sede ao Clube Naval, apresenta estilo eclético. A partir de 1972, as suas dependências foram ocupadas pelo acervo do Museu da Marinha, subordinado à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. Após uma fase de obras e de reformas no prédio, foi preparado um novo circuito expositivo, aberto ao público em 28 de setembro de 2006.

Acervo[editar | editar código-fonte]

A exposição permanente "O Poder Naval na Formação do Brasil" ocupa sete salas do pavimento térreo. Destaca-se, na exposição, a carta do militar francês Nicolas Durand de Villegagnon, datada de 1557, na qual se descreve a Baía de Guanabara à época. Fazem parte, ainda, do acervo, diversos modelos de navios de guerra, mobiliário, uniformes e diversos outras peças relativas à história e tradições da marinha brasileira. O segundo pavimento é destinado a exposições temporárias.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Museu Naval | DPHDM». www.marinha.mil.br. Consultado em 19 de janeiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre a Marinha do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.