Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

40°12'37"N, 8°25'25"W


Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Tipo Museu de ciência
Inauguração 5 de dezembro de 2006 (10 anos)
Website www.musedaciencia.org
Geografia
País  Portugal
Cidade Coimbra
Localidade Laboratorio Chimico

O Museu da Ciência, instalado no Laboratorio Chimico da Universidade de Coimbra, foi inaugurado no dia 5 de Dezembro de 2006.

A exposição permanente, Segredos da Luz e da Matéria, é uma exposição interactiva de ciência para um público de todas as idades.

Actualmente, está patente uma exposição temporária sobre evolução, dentro das comemorações dos 200 anos do nascimento do "pai" da teoria da evolução, Charles Darwin, e dos 150 anos da publicação da sua mais famosa obra, A origem das espécies.

Em 2013, o Museu foi eleito, pelo site "The Best Colleges", de classificações e "rankings" de universidades e cursos, como um dos 30 melhores museus universitários do mundo.

O site sublinhou as coleções dos departamentos de Botânica, Física, Antropologia, Zoologia e Mineralogia, presentes no museu, assim como o facto de o espaço pertencer a uma das "mais antigas universidades do mundo"[1].

Edifício[editar | editar código-fonte]

O Laboratorio Chimico, mandado edificar pelo Marquês de Pombal, em 1772, foi o primeiro laboratório para o ensino e investigação da química em Portugal e é um dos mais antigos de Portugal. Foi alvo de uma importante intervenção de restauro, para vir a acolher o Museu da Ciência. O projecto é da autoria dos arquitectos João Mendes Ribeiro, Desirée Pedro e Carlos Antunes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.