Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Tipo museu, património histórico
Inauguração 1974 (50 anos)
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 30° 1' 50.365" S 51° 13' 55.019" O
Mapa
Localização Porto Alegre - Brasil
Patrimônio bem tombado pelo IPHAE

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa é um museu brasileiro, localizado em Porto Alegre, na rua dos Andradas. O prédio é tombado pelo IPHAN[1] e pelo IPHAE.

A instituição[editar | editar código-fonte]

A instituição conta com coleções completas de jornais e revistas, reunindo cerca de oito mil títulos, datados desde o ano de 1827. Apresenta um acervo considerável relacionado à imagem e ao som (fotografia, cinema, rádio, televisão e vídeo) e resgata parte da memória da publicidade e da propaganda, principalmente através de peças gráficas. Objetos e equipamentos também retratam a evolução tecnológica na área da Comunicação Social.

Histórico do prédio[editar | editar código-fonte]

O prédio foi construído durante o governo de Borges de Medeiros para ser a nova sede do jornal A Federação, fundado no ano de 1884, durante o Império, servindo como propaganda das idéias republicanas, tendo entre seus criadores Assis Brasil e Júlio de Castilhos, assim como outras ilustres personalidades políticas da época. O responsável pelas obras foi o engenheiro civil gaúcho Teófilo Borges de Barros, que participou também da construção de outros prédios em Porto Alegre, além da reforma da Biblioteca Pública do Estado. O prédio foi inaugurado em 6 de setembro de 1922.[2]

Depois de instituída a República, A Federação tornou-se o principal órgão do Partido Republicano Rio-grandense (PRR). O jornal foi extinto por imposição do Estado Novo em 1937, passando o prédio, no ano seguinte, a sediar o Jornal do Estado, posteriormente transformado no Diário Oficial. Em setembro de 1974, com a criação do Museu da Comunicação Social, o edifício imediatamente foi destinado para abrigar a nova instituição.

O prédio é em estilo eclético, característico da arquitetura positivista. Possui uma área total de 3 mil 160 metros quadrados, e foi destruído parcialmente por um incêndio em 1947 e, depois de reparados os danos, ampliou-se sua estrutura física pelos fundos na Rua Caldas Júnior. Foi tombado em 1977, tornando-se Patrimônio Histórico do Estado.

Destaca-se no alto da fachada uma estátua representando a Imprensa, que foi esculpida pelo artista italiano Luís Sanguin. No ano de 1995 esta estátua sofreu uma restauração, pois estava perdendo a mão e a tocha.

O museu[editar | editar código-fonte]

A criação do museu se deve à moção do jornalista Sérgio Roberto Dillenburg,o Rnsa apresentada em 17 de outubro de 1973.

No dia 10 de setembro de 1974, a portaria número 018044 foi assinada em solenidade realizada no salão de atos da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul, que determinava a criação do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, em homenagem ao Patrono da Imprensa Brasileira. Embora nesta portaria não constasse o nome de Hipólito José da Costa, este mesmo nome seria designado através de decreto do Governador do Estado para o órgão.

Logo depois de criada a instituição, uma comissão organizadora do museu formada por jornalistas foi nomeada para iniciar os trabalhos. O arquivo inicial foi constituído de coleções e exemplares variados de jornais e outras publicações, procedentes do Arquivo Histórico, da Biblioteca Pública e do Museu Júlio de Castilhos.

Foi nomeado em homenagem a Hipólito José da Costa, jornalista e diplomata brasileiro, patrono da cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras.

Atribuições[editar | editar código-fonte]

O museu tem como dever a preservação da memória da comunicação social gaúcha e, conforme a sua portaria de criação, é estabelecido como finalidade do museu:

  • selecionar e recolher material referente à Comunicação Social do Rio Grande do Sul, existente nas diversas instituições daquele departamento;
  • organizar seu acervo próprio, preservando-o e enriquecendo-o;
  • realizar, em todo Estado, para ampliação de seu acervo, pesquisas e coletas de material, referente à Comunicação Social;
  • propiciar aos interessados, consultas ao acervo do museu e informações na área de sua especialidade;
  • promover ações variadas que levem ao conhecimento da História da Comunicação Social do Rio Grande do Sul e seu processo dinâmico.

O acervo[editar | editar código-fonte]

  • Coleções de Jornais e Revistas. A Hemeroteca guarda obras raras como os jornais pioneiros do Brasil e do Rio Grande do Sul;
  • Coleções de cartazes e outros materiais da Publicidade e Propaganda;
  • Coleções de Discos e registros sonoros em outros suportes, referentes à história política e cultural brasileira, como música, depoimentos e entrevistas;
  • Coleções de películas cinematográficas e equipamentos de captação, projeção e edição de cinema;
  • Coleções de equipamentos e documentos audiovisuais de Televisão, constando fitas de vídeo e acervo tridimensionais;
  • Coleções de Fotografias e negativos fotográficos em diversos suportes, provenientes de doações de particulares e de fotógrafos gaúchos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Monumentos e Espaços Públicos Tombados - Porto Alegre (RS). IPHAN
  2. A Federação (7 de setembro de 1922). «A inauguração, hontem, do novo edificio d'"A Federação"». Consultado em 27 de maio de 2018