Museu da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2015). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Museu Histórico da Polícia Militar
do Estado do Rio de Janeiro
País  Brasil
Estado  Rio de Janeiro
Corporação Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Subordinação Ajudância Geral
Sigla MH
Criação 1937
Aniversários 27 de julho
Patrono José da Silva Pessôa
Sede
Sede Rio de Janeiro
Bairro Cidade Nova
Endereço Rua Marquês de Pombal, 128

Museu da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro é um museu temático da primeira polícia militar e oficial criada no Brasil.

O Museu Histórico da PMERJ tem sua origem na Sala D'Armas, inaugurada pela Ordem do Dia de 1º de fevereiro de 1911, pelo Comandante Geral Coronel do Exército Brasileiro José da Silva Pessôa, e instalada no 2° andar da área direita do Regimento Marechal Caetano de Faria, a qual destinava-se a ser um "Centro de Adestramento de Oficiais e Praças", no manuseio das espadas.

Em virtude daquela corporação já possuir uma coleção de armaduras e objetos que enfeitavam os castelos de Lisboa, trazidos por D. João VI quando da vinda da família real, bem como um acervo de armas antigas usadas desde os primeiros tempos da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia - criada em 1809 -, a Sala D'Armas, depositária desse acervo, foi transformada pela Ordem do Dia n° 177, de 27 de julho de 1937, em Museu Histórico, recebendo a denominação de Museu e Sala D'Armas General José da Silva Pessôa, numa justa homenagem a esse ex-comandante geral da então Polícia Militar do Distrito Federal.

Atualmente, o Museu da PMERJ encontra-se instalado na antiga residência dos comandantes do Batalhão de Polícia de Choque, tendo um acervo histórico-cultural militar com cerca de 5000 objetos e documentos que retratam e perpetuam os atos de bravura, que sempre foram conquistados com espírito de lealdade, sacrifício e disciplina dos militares fluminenses.

O museu tem por objetivo, ainda, a inclusão social, a valorização da história da Polícia Militar como patrimônio cultural de todos os cidadãos e ainda de reavivar nos militares sua tradição e identidade, preservando a memória histórica daquela instituição com mais de 200 anos de existência. O museu desenvolve ações educativas que refletem sua responsabilidade social em aproximar a polícia da sociedade, mostrando que o bem maior almejado, a "Segurança Pública", é uma questão histórica de todos. Além das visitas monitoradas, os visitantes participam de atividades lúdicas, desenvolvidas de acordo com o respectivo perfil do grupo de visitantes, para promover o senso crítico, e a promoção da vocação profissional dentre os jovens.

Nestas atividades inclusivas, os participantes usam fardas similares às usadas pelos policiais militares e participam de um jogo de estratégia e oficinas de pintura.

O acervo[editar | editar código-fonte]

Hoje, o acervo conta com 3.000 objetos, que foram reunidos ao longo dos quase 200 anos de existência da instituição, contando a história da instituição dos primórdios da criação até os dias atuais. O museu originou-se a partir do acervo que já fazia parte da antiga Sala D´Armas criada, em 1911, para servir de Centro de Adestramento de Oficiais e Praças no manuseio de espada, rememorando a evolução histórica daquela corporação policial e do estado do Rio de Janeiro.

Destacam-se a coleção de armaduras dos séculos XV e XVI, trazidas com a Corte Portuguesa, em 1808; um acervo de armas antigas, usadas desde os primeiros tempos da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia. Assim como objetos e documentos relacionados à história das forças policiais do Rio de Janeiro, desde a chegada da Corte Portuguesa no Rio de Janeiro, em 1808, passando pelas guerras de independência, revoltas civis e o Regime Militar de 1964 até os dias de hoje.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.