Museu das Missões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estatuária do Museu das Missões
Imagem sacra do Museu das Missões

O Museu das Missões é um museu brasileiro, localizado na cidade de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. A criação do museu foi uma das primeiras iniciativas do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, hoje IPHAN.

Em 1937 foi criado o SPHAN e, no mesmo ano, o arquiteto Lucio Costa foi enviado ao Rio Grande do Sul para analisar os remanescentes dos Sete Povos das Missões e propor providências. Uma de suas propostas foi criar um museu para abrigar a estatuária missioneira dispersa pela região. Em 1938, os remanescentes do povoado de São Miguel e o prédio do museu foram tombados como Patrimônio Nacional e, em 1940, o Museu das Missões foi oficialmente criado.

Entre 1938 e 1940, o arquiteto Lucas Mayerhofer dirigiu as obras de estabilização na Igreja de São Miguel, a construção do prédio do museu e o ficou encarregado do recolhimento das obras de estatuária.

Atualmente constam do acervo do museu imagens sacras da época da instalação das missões jesuíticas na região.

Destruição e tornado

O museu foi quase que totalmente destruído após um tornado na região, no dia 26 de Abril de 2016.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ahlert, Jaqueline. O Acervo de Miniaturas Missioneiras: Museu Monsenhor Estanislau Wolski. IN Revista Mouseion, vol. 2, n.º 4, jul-dez 2008.

Baptista, Jean. O Temporal: sociedades e espaços missionais. São Miguel das Missões: Museu das Missões-IBRAM, 2010 (Dossiê Missões, I), 228p. E-book disponível em: http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/Dossie_missoes_Temporal.pdf

Baptista, Jean. O Eterno: crenças e práticas missionais. São Miguel das Missões: Museu das Missões-IBRAM, 2010 (Dossiê Missões, II), 260p. E-book disponível em: http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/Dossie_missoes_Eterno.pdf

Baptista, Jean, e Santos, Maria Cristina dos. As Ruínas: a crise entre o temporal e o eterno. São Miguel das Missões: Museu das Missões-IBRAM, 2010 (Dossiê Missões, III), 249p. http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/Dossie_missoes_Ruinas.pdf

Bauer, Leticia. O Arquiteto e o Zelador: Patrimônio Cultural, História e Memória. IN Nuevo Mundo Nuevos Mundos, 15/03/2007

Boff, Claudete (a). A Imaginária Guarani: O Acervo do Museu das Missões. São Leopoldo: UNISINOS, 2002.

Boff, Claudete (b). Persuadir ou Deixar-se Persuadir: a Produção Artística dos Povoados Missioneiros do Sul do Brasil. IN Pindorama, Cadernos de Pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Arte Colonial (LEPAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, s/pp., s/d (online)

Carrilho, Marcos José. A Transparência do Museu das Missões. IN Arquitextos. Portal Vitruvius, 076.06, ano 07, set 2006.

Custódio, Luiz Antonio Bolcato. Missões Jesuíticas: Arquitetura e Urbanismo. IN Cadernos de História nº 21. Porto Alegre: Memorial do Rio Grande do Sul, s/d.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Museu das Missões

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.