Museu de Marinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu de Marinha
Museu de Marinha
Entrada do Museu de Marinha com as duas torres neomanuelinas
Tipo Museu Militar
Inauguração 22 de julho de 1863 (160 anos)
Visitantes 169.529 (2017)
Diretor Comodoro José Croca Favinha
Website Site Oficial
Geografia
País Portugal
Localidade Belém, Lisboa, Portugal
Coordenadas 38° 41' 50" N 9° 12' 29" O

O Museu de Marinha[i] (MM) é um museu situado na freguesia portuguesa de Santa Maria de Belém, no concelho de Lisboa, mais precisamente, na ala oeste do Mosteiro dos Jerónimos. É um dos mais importantes, reconhecidos e visitados de Portugal[1].

É um dos equipamentos culturais da Comissão Cultural de Marinha.

História[editar | editar código-fonte]

A sala dos descobrimentos

O Museu remonta a 1863, quando D. Luís decretou a constituição de uma colecção de testemunhos relacionados com a atividade marítima portuguesa.

Depois de passar por vários espaços, nomeadamente o palácio dos Condes de Farrobo nas Laranjeiras, em Lisboa, onde esteve de 1949 até 1962, ano em que se instalou nas alas Norte e Poente do Mosteiro dos Jerónimos. Considerado Organismo Cultural da Marinha de Guerra Portuguesa, a sua missão, mais do que relevar exclusivamente os assuntos militares navais, é salvaguardar e divulgar o passado marítimo português e tudo o que se relaciona com os mais diversos aspectos e actividades humanas no mar.

O museu inclui o Pavilhão das Galeotas que alberga as embarcações reais, como o bergantim, mandado construir em 1780, e que navegou pela última vez em 1957, por ocasião da visita oficial da Rainha Isabel II de Inglaterra a Portugal.

Este pavilhão, construído em finais da década de 1950 com projeto de arquitetura do Prof. Arquiteto Frederico George, é o primeiro edifício construído em Portugal de raiz, para albergar coleções museológicas.

Acervo[editar | editar código-fonte]

O Museu ocupa uma área total de cerca de 50 mil metros quadrados, dedicando 16.050 metros quadrados à exposição permanente. O espólio é constituído por mais de 20.000 peças museológicas, estando expostas apenas seis mil.

O acervo do museu é constituído por modelos de Galés, embarcações fluviais e costeiras e navios desde os Descobrimentos até ao século XIX.

Também possui uma vasta colecção de armas e fardamentos, instrumentos de navegação e cartas marítimas.

O Museu inclui um centro de documentação com 14.500 obras, um arquivo de imagem, que reúne, aproximadamente, 120 mil imagens, e um arquivo de desenhos e planos com mais de 1.500 documentos de navios portugueses antigos.

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O fabuloso Museu de Marinha Ciência em Portugal

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Museu de Marinha