Museu de Pera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa. Foi sugerido que adicione esta.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Museu de Pera

O Museu de Pera (em turco: Pera Müzezi) é um museu situado no bairro histórico de Pera, atualmente integrado no distrito de Beyoğlu, na cidade de Istambul, Turquia.

O museu foi fundado em 2005 pela "Fundação Suna e İnan Kıraç" e está instalado no que foi o Hotel Bristol, construído em 1893 pelo arquiteto Achille Manoussos.

O museu tem três exposições permanentes, uma de pesos e medidas da Anatólia, outra de azulejos e cerâmica de Kütahya, e outra de arte orientalista. Esta última tem mais de trezentas pinturas, incluído obras de artistas europeus ocidentais inspirados pelo mundo otomano dos séculos XVII, XVIII e XIX. Entre os artistas orientalistas destaca-se Osman Hamdi Bey, considerado por muitos historiadores de arte como o único "orientalista nativo".[carece de fontes?]. Entre as obras de Osman Hamdi Bey encontra-se a mais famosa, "O Domador de Tartarugas".

Além das exposições permanentes e temporárias, o museu promove eventos culturais de variados tipos. Além de espaços de exposição multiuso, a museu dispõe de um auditório, espaços para atividades de vistantes, uma loja de arte, um café e um centro de lazer infantil.

Futuras instalações[editar | editar código-fonte]

A Fundação Suna e İnan Kıraç contratou o arquiteto Frank Gehry para desenhar um novo complexo cultural no que é atualmente a sede da Televisão Nacional Da Turquia (em turco: Türkiye Radyo Televizyon Kurumu, TRT) em Istambul, situada na mesma praça do Hotel Pera Palace, em Beyoğlu. O nome do novo complexo deverá ser "Centro Cultural Suna Kıraç" (em turco: Suna Kıraç Kültür Merkezi).[1] Os trabalhos de construção começarão logo que sejam concedidas as licenças oficiais e o pessoal da TRT seja transferido para instalações da TRT nas áreas de Ortaköy e Harbiye.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Agumas das obras de pintura do período otomano:

Fontes e referências

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Portraits from the Empire (em inglês). [S.l.]: Pera Museum Publications. 2005. ISBN 9759123-02-9 }}
  • Young Expansion (em inglês). [S.l.]: Pera Museum Publications. 2005. ISBN 9759123-00-2 }}

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.