Fundação de Serralves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Museu de serralves)
Ir para: navegação, pesquisa
Fundação de Serralves
Jardim e Casa de Serralves
Fundação 27 de julho de 1989
Propósito Sensibilizar o público para a arte contemporânea e o ambiente
Sede Rua D. João de Castro, n.º 210
Porto
Director Geral Odete Patrício
Sítio oficial http://www.serralves.pt/

A Fundação de Serralves MHSE está localizada no Parque de Serralves na cidade do Porto, em Portugal, onde está instalada a Casa de Serralves e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Fundação[editar | editar código-fonte]

A Fundação de Serralves foi criada em 1989, sendo o resultado de uma parceria entre o Governo Português, instituições públicas, privadas e particulares. A publicação dos seus estatutos e órgãos sociais foi feita no Decreto-Lei n.º 240-A/89, sendo o primeiro-ministro Cavaco Silva.

Originalmente espaços de habitação, privados e exclusivos, a Casa e o Parque são a expressão do desejo e a realização do sonho de Carlos Alberto Cabral (1895-1968), 2.º Conde de Vizela.

Por ocasião do 25.º Aniversário da sua fundação, no Porto, foi agraciada a 3 de Dezembro de 2014 com o grau de Membro-Honorário da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.[1]

Casa[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Casa de Serralves

Concluída em 1940, a Casa de Serralves foi mandada construir pelo 2.º Conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral. Até à abertura do Museu de Arte Contemporânea, em 1999, a Casa de Serralves acolhia as exposições realizadas pela Fundação. O edifício, cujo projecto final é da autoria do arquitecto português Marques da Silva, é considerado um exemplo único da arquitectura Art Déco em Portugal.

Em 1996, a Casa de Serralves foi classificada como imóvel de interesse público devido ao seu interesse arquitectónico.

Parque[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Parque de Serralves

O Parque de Serralves resulta de processos de desenho de uma paisagem ao longo de mais de um século, constituindo uma unidade temporal e espacialmente complexa: vestígios de um jardim do século XIX, Quinta do Mata-Sete, Jardim da Casa de Serralves, paisagem do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

O projecto para o jardim da Casa de Serralves foi encomendado pelo Conde de Vizela ao arquitecto Jacques Gréber em 1932.

Museu[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Museu de Arte Contemporânea

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Fundação de Serralves". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 10 de dezembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fundação de Serralves
Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura é um esboço relacionado ao Projeto Cultura. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.