Museu do Expedicionário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Museu do Expedicionário
Tipo Museus de História do Brasil
Inauguração 20 de novembro de 1946
Diretor Said Zendim
Website Secretaria de Estado da Cultura
Geografia
Localidade Curitiba  Paraná  Brasil

O Museu do Expedicionário é um museu brasileiro localizado em Curitiba, o qual tem por objetivo apresentar a história da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, os expedicionários paranaenses iniciaram uma campanha para arrecadar fundos para a construção de uma sede própria. Inicialmente constituíram um órgão associativo denominado Legião Paranaense do Expedicionário, em 20 de novembro de 1946.[1] E através da promoção de festas, rifas e doações, construíram a Casa do Expedicionário, cuja inauguração ocorreu em 15 de novembro de 1951, com projeto do engenheiro Euro Brandão.

Essa sede era destinada a serviços assistenciais médica, odontológica, assessoria jurídica para os ex-combatentes e seus familiares. Mas também como local para eventos sociais, culturais, educacionais e recreativos. Na Casa do Expedicionário havia ainda um hotel de trânsito, com quartos individuais, para alojar os ex-combatentes do interior do Estado que vinham à capital, bem como, uma sala destinada ao Museu do Expedicionário, então denominado Max Wolf Filho.[1]

Com o passar do tempo e a consequente redução de sua destinação assistencial, o museu foi ampliado e em 29 de julho de 1980[1] foi firmado um convênio entre a Legião Paranaense do Expedicionário e a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, passando o Estado a responder pela administração, conservação e segurança do museu.

O museu[editar | editar código-fonte]

O Museu do Expedicionário constitui-se hoje em um dos mais completos museus temáticos brasileiros sobre a segunda guerra mundial; possuindo em seu acervo uma ampla quantidade de documentos, fotografias, mapas e ilustrações. Nele estão expostos variados tipos de materiais bélicos; tais como: uniformes, equipamentos individuais e coletivos, armas, munições, e outros objetos que foram utilizados pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Marinha de Guerra do Brasil. Além de peças e documentos de outras nações envolvidas no conflito.[1]

Em seu ambiente externo constam:

Estrutura física[editar | editar código-fonte]

O edifício de dois pavimentos contem:

Biblioteca[editar | editar código-fonte]

O museu conta ainda com uma biblioteca com grande quantidade de livros, documentos, jornais e revistas, para consulta e pesquisa sobre a segunda guerra. Em especial destaque, a participação brasileira no conflito.

O Caça Thunderbolt[editar | editar código-fonte]

Museu do Expedicionario 3 Curitiba Brasil.jpg
Museu do Expedicionario 4 Curitiba Brasil.jpg

Em Curitiba, a Praça do Expedicionário é popularmente conhecida como a Praça do Avião. O avião de caça, um P-47 Thunderbolt,[1] é uma rara relíquia preservada que foi originalmente empregada pelo 1° Grupo de Caça na Itália.

A aeronave encontra-se no local graças à iniciativa e empenho do ex-combatente da FAB, o Sargento Eronides João da Cruz, que através do apoio do Brigadeiro Délio Jardim de Matos, conseguiu ali instalá-lo, em 23 de outubro de 1969 (Dia do Aviador).

Informações sobre a aeronave[editar | editar código-fonte]

  • Bombas: são originais e vieram para Curitiba armadas (atualmente desativadas);
  • Metralhadoras: réplicas das originais;
  • Canopy: réplica, o original foi destruído por vandalismo na década de noventa;
  • Cockpit: após o vandalismo do canopy, o cockpit foi retirado e transferido para o interior do museu;
  • Lançadores de foguete: réplicas dos originais;
  • Trem de pouso: foi retirado para aliviar a estrutura elevada;
  • Pintura: refeita bianualmente.

Outros Thunderbolts preservados no Brasil[editar | editar código-fonte]

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Torpedo Mark 15 MOD III
Obus terra-ar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Museu do Expedicionário

Referências