Museu do Futebol (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Museu do Futebol
Tipo museu
Geografia
Coordenadas 22° 59' 44.9905" S 43° 21' 50.9310" O
Localização Rio de Janeiro
País Brasil

Museu do Futebol é um museu temático dedicado ao futebol existente nas dependências do Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Foi inaugurado em 2006 pela Secretaria Estadual Turismo Esporte e Lazer[1].

O museu[editar | editar código-fonte]

O Museu do Futebol é o Primeiro Museu do Brasil dedicado ao futebol. A construção é a continuação destacada do Museu Internacional do Esporte inaugurado em 2001.

O sucesso começou no ano de 2000, quando na comemoração dos 50 anos do Maracanã, foi inaugurada a "Calçada da Fama" com a marca em alto relevo em cimento e mármore dos pés de 90 destacados jogadores de futebol.

O Museu do Futebol ocupa três andares do anexo portão 18 do Maracanã. Além das instalações do museu os visitantes poderão usufruir das lojas de artigos esportivos, espaço recreativos e cinco auditórios com palestras de futebol.

Exposição permanente[editar | editar código-fonte]

O acervo do Museu do Futebol é composto em grande parte por artigos que lembram a seleção brasileira e os 40 principais clubes brasileiros através de bandeiras, flâmulas oficiais e farto material fotográfico. Preciosidades do Museu e que poderão apreciadas são a camisa e a chuteira usadas por Garrincha na Copa de 1962. Se existe alguma contradição da origem da bola do Gol Mil de Pelé, da rede e de uma das bolas usadas no dia não pesa nenhuma dúvida e elas estão em exposição em destaque no acervo do Museu. De Pelé também é apresentada a famosa placa comemorativa do Gol contra o Fluminense em 1961 e que originou a famosa frase “Gol de Placa”.

Entre as camisas oficiais usadas pelo Brasil em todas as Copas e com destaque para as Copas de 1950 e 1970 e de várias seleções de outras nações trocadas durante os jogos.

A visitação ao Museu do Futebol é gratuita e estará aberta ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, exceto nos dias de jogos. No complexo do Maracanã ainda é possível visitar separadamente a “Calçada da Fama” com visita gratuita e a visita guiada ao Maracanã com direito a entrar num espaço próprio dentro do gramado do Maracanã.

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 28 de setembro de 2008. Arquivado do original em 26 de setembro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]