Museu do Homem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Museu do Homem
Tipo museu
Inauguração 1937 (83 anos)
Visitantes 107 396, 135 129, 165 417, 154 273, 236 640, 111 391, 180 378, 284 148, 179 821, 158 962, 55 075, 126 689
Website oficial
Geografia
Coordenadas 48° 51' 43.85" N 2° 17' 14.68" E
Localidade Palais de Chaillot
Localização Paris
País França

O Museu do Homem, ou Musée de l'Homme, é um museu etnográfico de Paris, localizado na Place du Trocadéro 17, na Ala Passy do Palais de Chaillot.

Herdeiro do Museu Etnográfico do Trocadéro, fundado em 1878, o Museu do Homem foi criado por ocasião da Exposição Universal de 1937, a partir das coleções de gabinetes de curiosidades e do Gabinete Real, cujos acervos vinham sendo reunidos desde o século XVI com itens variados de caráter meramente exótico, mas também antropológico e pré-histórico. Desde então sua coleção vem sendo ampliada constantemente através de aquisições e expedições de pesquisa arqueológica e etnográfica.

O museu, vinculado ao Museu Nacional de História Natural, é dedicado à apresentação de um vasto painel relativo às ciências humanas, com itens que vão da pré-história até a contemporaneidade, passando pelas áreas da antropologia, etnologia, arqueologia, biologia, meio-ambiente, história e geografia, sempre tendo a raça humana, com sua evolução e cultura, como ponto focal.

Atualmente o museu se encontra em uma fase de reorganização, para melhor apresentar suas coleções conjugando estética, arte e ciência. Possui dois espaços principais:

Vênus de Lespugue, Paleolítico francês.

A Galeria de Antropologia, uma das poucas em seu gênero em todo o mundo, apresenta em caráter permanente um acervo que ilustra os conhecimentos atuais sobre a evolução da raça, a sua diversidade biológica e sua demografia, através das exposições Todos parentes, todos diferentes, onde são mostrados para comparação esqueletos pré-históricos, históricos e modernos, entre outros itens, e Seis bilhões de pessoas, detalhando uma série de aspectos demográficos e do ciclo vital do ser humano, e também especulando sobre o futuro da raça.

A Galeria da Pré-História, com a mais rica coleção de fósseis humanos do paleolítico europeu e seus artefatos, com mais de 500 mil itens. Na exposição permanente A Noite dos Tempos são recriadas as grandes etapas da evolução humana, com modelos dos vários hominídeos ancestrais do Homo sapiens até chegar à atual configuração do corpo humano, incluindo fósseis importantes como Lucy, uma Autralopithecus afarensis com cerca de 3,2 milhões de anos de idade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Museu do Homem

Ligações externas[editar | editar código-fonte]