Museu do Pão (Seia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu do Pão
Tipo Complexo museológico de entidade privada
Inauguração 26 de setembro de 2002 (18 anos)
Visitantes 92.717 (2010)[1]
Website www.museudopao.pt
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Seia
Localidade Quinta Fonte do Marão
Coordenadas 40° 25' 04" N 7° 41' 41" O

O Museu do Pão é um complexo museológico privado localizado em Seia, onde se exibem e preservam as tradições, história e arte do pão português. Abriu ao público a 26 de setembro de 2002[2].

Está situado na Quinta Fonte do Marão, em Seia, junto à Serra da Estrela, contendo aproximadamente 3.500m², quatro salas expositivas e vários outros espaços do complexo museológico.

Para além do museu em si, neste complexo de iniciativa privada cabem ainda um restaurante (com uma ementa onde abundam pratos que utilizam pão), bar (com biblioteca incluída), mercearia antiga (onde se pode comprar pães típicos de diferentes regiões portuguesas) e um ateliê de arte de pão (onde os mais novos metem a mão na massa)[3].

Em 2013, inaugurou uma nova ala temática e pedagógica vocacionada para o público infantojuvenil[4].

Em maio de 2020, o museu adquiriu no leilão do espólio do sobrinho de Fernando Pessoa uma escrivaninha que pertenceu ao poeta por 41 mil euros e uma primeira edição da Mensagem. As peças, juntamente com um par de óculos arrematados no mesmo leilão que se encontram emprestados à Brasileira do Chiado, vão integrar uma nova exposição inaugurada em 7 de Julho de 2020 que convida os visitantes a olharem o pão a partir da poesia[5].

Salas de exposições[editar | editar código-fonte]

  • Ciclo do Pão[6];
  • Arte do Pão;
  • Pão político, social e religioso;
  • Espaço temático infantil.

Referências

  1. AMADO, Marta Margarida Rodrigues - O Museu do Pão em Seia : uma iniciativa de desenvolvimento local com expressão nacional. Coimbra : [s.n.], 2011
  2. «Nova ala do Museu do Pão custou meio milhão de euros». DN Portugal. 6 de fevereiro de 2013. Arquivado do original em 29 de maio de 2015 
  3. «Museus onde se come e bebe com os olhos». Port.com. 26 de abril de 2015. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  4. «Museu do Pão cria espaço para crianças». Diário as Beiras. 7 de fevereiro de 2013 
  5. «Museu do Pão adquire escrivaninha de Fernando Pessoa e inaugura exposição que convida a olhar o pão através da poesia» 
  6. «Bread Museum • Togetherness • Center of Portugal». togetherness.centerofportugal.com (em inglês). Consultado em 29 de abril de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura é um esboço relacionado ao Projeto Cultura. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.