Music (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
"Music"
Single de Madonna
do álbum Music
Lado B "Cyber-Raga"
Lançamento 21 de Agosto de 2000
Formato(s) DVD single, CD single, Maxi single, Video single, Cassete, 7", 12"
Gravação 1999
Gênero(s) Electropop, dance-pop
Duração 3:44
Gravadora(s) Maverick, Warner Bros.
Composição Madonna, Mirwais Ahmadzaï
Produção Madonna, Mirwais Ahmadzaï
Cronologia de singles de Madonna
"American Pie"
(2000)
"Don't Tell Me"
(2001)

"Music" é o primeiro single da cantora e compositora norte-americana Madonna em seu oitavo álbum de estúdio, Music. Foi lançado em 21 de Agosto de 2000 pela Maverick Records. Também foi lançado no formato de DVD single, a primeira vez que Madonna utiliza este formato. Ele foi nomeado ao Grammy de Gravação do Ano. A canção também foi relançada em 2007 como "Music Inferno", o primeiro single promocional do álbum ao vivo de 2007 de Madonna, The Confessions Tour. Durante a MDNA Tour, Ela interpretou a musica durante um mash-up com as músicas Give It 2 Me e Gangnam Style do rapper coreano Psy, que cantou junto com ela.

Informações da canção[editar | editar código-fonte]

Em 27 de Maio de 2000 uma cópia não-autorizada da canção caiu na internet. Em alguns dias, ela se espalhou por toda a rede através de fóruns e do Napster. A porta-voz de Madonna, Liz Rosenberg, reagiu comentando que o material era um "trabalho em progresso que foi roubado". Após o lançamento do single, ficou claro que a versão que caiu na internet anteriormente era sim a versão oficial, mas apenas com os primeiros 3,5 segundos.

A canção chegou ao topo das paradas rapidamente. Ela chegou ao #1 nos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Itália, África do Sul e Argentina, além de alguns outros países. Foi o 12º single número um de Madonna nos EUA. Após alcançar o #1, o single fez de Madonna a segunda artista, atrás apenas de Janet Jackson, a conseguir hits número um nas écadas de 1980, 1990 e 2000 nos EUA. Eventualmente foi certificada com disco de platina, vendendo mais de 1.2 milhão de cópias, provando ser um dos singles mais vendidos da cantora.

A canção foi seu primeiro #1 nos EUA desde que "Take a Bow" alcançou o topo em 1995(antes também de American Pie). Ela ainda permanece como sendo o seu último #1 nos EUA, sendo que nenhum de seus singles desde então conseguiu chegar ao topo.

Em 2003, os fãs de Madonna foram solicitados a escolher os 20 melhores singles de Madonna em toda sua carreira, pela Q-Magazine. "Music" alcançou a posição #2.

Em 2004, a banda canadense de techno-metal Out of Your Mouth lançou uma versão cover, que conseguiu um Top 40 no Canadá.

A United World Chart classificou "Music" como o 13º single de maior sucesso desde 1999, apesar de atualmente ter caído e ser agora o 16º single [1] com 7.414 milhões de pontos, além de ser o single de maior sucesso de 2000, após inclusive quebrar o recorde de mais pontos em uma única semana.[2]

"Music" apareceu em todas as três turnês de Madonna desde que foi lançada (Drowned World Tour, Re-Invention Tour, The Confessions Tour , Sticky & Sweet Tour). Nos primeiros dois, "Music" foi incluída no encore; foi a última canção da The Drowned World Tour e a penúltima da Re-Invention Tour. "Music" abriu o último segmento de sua quebradora-de-recordes Confessions Tour. Com roupas e ambiente inspirados em Saturday Night Fever, "Music" foi mixada com "Disco Inferno" de the Trammps, criando a hedonística "Music Inferno", e também esteve presente no meio da turnê Sticky And Sweet Tour.

Os primeiros versos da canção ("Hey Mr. DJ, put a record on, I want to dance with my baby") contam com uma voz masculina. A voz na verdade é a voz de Madonna, muito transformada. Madonna se apresentou com "Music" no Grammy Awards 2001.

Em 2008, Madonna sampleou "Put Your Hands Up for Detroit" por Fedde le Grand em uma versão remix da canção, cantada em uma turnê promocional de divulgação de seu álbum, Hard Candy.

Apresentaçoes nas turnês[editar | editar código-fonte]

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Posições[editar | editar código-fonte]

Precessão e sucessão[editar | editar código-fonte]

Precedido por
"Groovejet (If This Ain't Love)" por Spiller com Sophie Ellis-Bextor
Single número um na UK Singles Chart
27 de Agosto de 2000 - 3 de Setembro de 2000
Sucedido por
"Take On Me" por a-ha
Precedido por
"Breathless" por The Corrs
Single número um na United World Chart
9 de Setembro de 2000 - 25 de Novembro de 2000
Sucedido por
"Shape of My Heart" por Backstreet Boys
Precedido por
"Doesn't Really Matter" por Janet Jackson
Single número um na Billboard Hot 100
16 de Setembro de 2000 - 7 de Outubro de 2000
Sucedido por
"Come on Over Baby (All I Want Is You)" por Christina Aguilera
Precedido por
"Freestyler" por Bomfunk MC's
Single número um na Parada de Singles RIANZ
1 de Outubro de 2000
Sucedido por
"Groovejet (If This Ain't Love)" por Spiller com Sophie Ellis-Bextor
Precedido por
"I'm Outta Love" por Anastacia

"On a Night Like This" por Kylie Minogue

Single número um na Parada de Singles ARIA
3 de Setembro de 2000 - 17 de Setembro de 2000

1 de Outubro de 2000

Sucedido por
"On a Night Like This" por Kylie Minogue

"Most Girls" por P!nk

Referências

  1. «Recordes da United World Chart». Media Traffic. Consultado em 27 de Maio de 2008 
  2. «United World Chart - Parada de Fim de Ano de 2000». Media Traffic. Dezembro de 2000. Consultado em 27 de Maio de 2008 
  3. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x «Desempenho nas paradas de "Music"». Mariah-Charts.com. Consultado em 10 de Fevereiro de 2007 

[[Categoria:Singles número um na Hot Dance Club Song