Mussauro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMussauro
Esqueleto fóssil dum juvenil
Esqueleto fóssil dum juvenil
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Família: Plateosauridae
Género: Mussaurus

O mussauro (Mussaurus patagonicus, do latim "lagarto camundongo") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Triássico. Os fósseis de mussauro já encontrados mediam 20 centímetros de comprimento, mas os cientistas dizem que se tratava de um filhote, os adultos deveriam medir algo entre 3 e 7 metros e pesar até 1,7 toneladas.

O mussauro viveu na América do Sul e foi descoberto na Patagônia, Argentina. É possível que fósseis desse dinossauro sejam encontrados na África também, já que na época em que o mussauro viveu em todos os continentes ainda estavam unidos em um só "super-continente", a Pangéia.

O esqueleto da espécime de mussauro é um dos mais pequenos esqueletos de dinossauro já encontrados. Há uma teoria de que o mussauro encontrado seria na verdade um filhote de colaradissauro, outro dinossauro da região.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.