Mussulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Mussulo é um cordão litoral e banco de areia, em forma de cabo, formado pelos sedimentos do rio Cuanza, na costa sul da província de Luanda, em Angola. Está administrativamente vinculado ao distrito urbano de Benfica e Mussulo, do município de Belas. Têm cerca de 30 km de comprimento.

O cordão litoral do Mussulo abriga a baía do Mussulo[1] que alberga três ilhas e um ilhéu no seu interior, sendo a ilha da Cazanga (ou ilha dos Padres), o ilhéu dos Pássaros, a ilha do Desterro e a ilha da Quissanga.

Local de descanso e de relaxamento para luandenses e visitantes, as belas praias do Mussulo — onde se chega de barco — estão protegidas pela sombra de centenas de coqueiros, estando várias delas dotadas de infra-estruturas turísticas e de lazer. As águas calmas da baía favorecem a prática de desportos aquáticos.[2]

Do outro lado da restinga, voltada para o Oceano Atlântico, há uma imensa praia de areia branca, praticamente deserta.

Referências

  1. United States, Naval Oceanographic Office of. Sailing Directions for Southwest Coast of Africa, Cape Palmas to Cape of Good Hope. 1969. pg. 208-212.
  2. Surf-Forecast

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado no Projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.