Doninha-de-patas-pretas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mustela nigripes)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaDoninha-de-patas-pretas
Mustela nigripes 2.jpg

Estado de conservação
Espécie em perigo crítico
Em perigo crítico (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Espécie: M. nigripes
Nome binomial
Mustela nigripes
(Audubon & Bachman, 1851)
Distribuição geográfica
Distribuição geográfica (três pequenas áreas no território dos EUA)
Distribuição geográfica (três pequenas áreas no território dos EUA)

A doninha-de-patas-pretas[2] (Mustela nigripes), também conhecida como toirão-americano[3] ou furão-do-pé-preto,[4] é uma espécie de mustelídeo nativa do centro de América do Norte. Está listada como em perigo pela IUCN por ocorrer em populações restritas e diminutas. Descoberta pela primeira vez por Audubon e Bachman em 1851, a espécie entrou em declíneo populacional ao longo do século XX em resultado da diminuição drástica da população de cães-da-pradaria e devido à peste silvestre.[5] Foi declarada extinta em 1979 até que um cão de uma família de criadores de gado, John e Lucille Hogg lhes levou um espécime morto para a sua porta, em Meeteetse, Wyoming em 1981.[6] A restante e diminuta população manteve-se até 1987, quando estes animais foram considerados como Espécie extinta na natureza. Contudo, através de um programa de procriação em cativeiro da responsabilidade do United States Fish and Wildlife Service, foi possível a sua reintrodução em oito estados e no México, de 1991 a 2008. Existem atualmente cerca de 1000 indivíduos adultos nascidos em estado selvagem, perfazendo cerca de 18 populações, com quatro populações auto-sustentadas no Dakota do Sul (duas), Arizona e Wyoming.[1][7]

Referências

  1. a b (em inglês) Belant, J., Gober, P. & Biggins, D. (2008). Mustela nigripes. 2008 Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. IUCN 2008. Obtido em March 21, 2009. A entrada da base de dados inclui uma breve justificação da razão para esta espécie estar classificada como "Em perigo".
  2. «Conceitos de Genética - William S. Klug». Consultado em 22 de dezembro de 2014  Texto " Michael R. Cummings " ignorado (ajuda); Texto " Charlotte A. Spencer " ignorado (ajuda); Texto " Michael A. Palladino - Google Livros " ignorado (ajuda)
  3. http://www.ciadefurao.net/Fichario/subfamilia.html. Consultado em 22 de dezembro de 2014  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. «Furão-do-pé-preto: uma das mais épicas histórias de recuperação animal (com FOTOS)». Consultado em 22 de dezembro de 2014  Texto " Green Savers " ignorado (ajuda)
  5. «A infecção praga em cães da pradaria». Consultado em 22 de dezembro de 2014 
  6. Black-footed Ferret Recovery Implementation Team. Blackfootedferret.org. Acesso a 22 de dezembro de 2014.
  7. Russell McLendon (22 de dezembro de 2014). «Rare U.S. ferret marks 30-year comeback». Mother Nature Network. Consultado em 9 de outubro de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre animais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.