Myrian Rios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Myriam Rios)
Myrian Rios
Nome completo Myrian Pinto Rios
Nascimento 10 de novembro de 1958 (65 anos)
Belo Horizonte, MG
Nacionalidade brasileira
Cônjuge Roberto Carlos (c. 1979–89)
Edmar Fontoura (c. 1990–98)
André Gonçalves (c. 1999–2002)
Ocupação atriz, apresentadora e política
Myrian Rios
Deputada estadual pelo  Rio de Janeiro
Período 1º de fevereiro de 2011
até 1º de fevereiro de 2015
Partido PDT (2010–11)
PSD (2011–15)

Myrian Pinto Rios (Belo Horizonte, 10 de novembro de 1958) é uma atriz, apresentadora de televisão, ex-cantora e política brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha mais velha de quatro irmãos, morou até quatro anos de idade em sua cidade natal, Belo Horizonte, quando se mudou para a pequena cidade mineira de Guanhães, onde viveu até seus seis anos de idade. Nesta época seus pais se mudaram para São Paulo, onde Myrian foi criada, em busca de melhores oportunidades de vida.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Aos dezessete anos disputou um concurso de novos talentos no programa do cantor e humorista Moacyr Franco, onde venceu as outras candidatas no teste de atriz, e ganhou uma participação na telenovela O Feijão e o Sonho, baseada no livro de Orígenes Lessa.

Ainda iniciante na carreira artística, Myrian Rios fez fotos sensuais para ensaio da revista Lui, lançada em agosto de 1977. Em fevereiro e julho de 1978, posou nua para a revista Ele & Ela, da Bloch Editores. Esses ensaios causaram constrangimento ao seu noivo na época, o cantor Roberto Carlos, que optou por comprar das editoras todos os direitos sobre as fotografias, vedando que as fotos viessem a ser usadas novamente em qualquer publicação.

Atuou em várias novelas de sucesso como Escrava Isaura (1976), Marrom Glacê (1979) e Coração Alado (1980). Na década de 1980, ainda casada com o cantor Roberto Carlos, Myrian diminuiu sua participação na TV mas continuou a fazer personagens marcantes como a Gabriela em Ti Ti Ti (1985) e a Ana Galhardo em Bambolê (1987).

Em 2002, passou a fazer parte do quadro de funcionários da Fundação João Paulo II, mantenedora da comunidade católica Canção Nova. Essa é uma das várias novas comunidades católicas da Renovação Carismática. Atualmente, a atriz permanece no grupo religioso, e é consagrada e missionária na comunidade Canção Nova, participando de programas da rádio, internet e da emissora católica Canção Nova.

Em 2004, a atriz lançou o livro Eu, Myrian Rios, publicado pela editora Canção Nova, onde conta toda a história de sua vida e conversão à Igreja Católica, onde conheceu a Renovação Carismática.[1] Em 2008, lançou o CD "Orações a São Miguel Arcanjo".

Em 3 de outubro de 2010, elegeu-se deputada estadual pelo PDT-RJ, graças à expressiva votação do apresentador de televisão Wagner Montes, que obteve mais de 500 mil votos.

Em 27 de junho de 2011, causou polêmica após declarações na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro que associavam a homossexualidade à pedofilia.[2]

Em 2017, a atriz lançou o livro Deixa Eu Contar Como Foi, também pela editora Canção Nova, onde conta uma experiência milagrosa ocorrida com um dos filhos.[3]

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Fã do cantor Roberto Carlos, em 1973, aos 15 anos, foi assistir a um show do Rei em um clube em São Paulo e teve a impressão de que Roberto Carlos cantou o show inteiro olhando para ela. Foram se conhecer pessoalmente em um lance casual, quando em Abril de 1977, voltando do Rio de Janeiro de avião, viu sentar-se ao seu lado, ninguém mais, ninguém menos que o Rei Roberto Carlos. Reconhecendo a jovem atriz, que oito meses antes havia vencido um concurso de jovens talentos no programa Moacyr Franco, Roberto Carlos puxou conversa com Myriam e até disse que havia torcido por ela. Após a notícia que devido ao mal tempo em São Paulo, o avião teria que pousar em Campinas, o Rei, que estava com três assessores, convidou Myriam para ir com eles de carro para São Paulo, ela relutou de vergonha, mas acabou aceitando, conversaram muito na viagem, Roberto a convidou para conhecer Nice, sua primeira esposa, mas ela agradeceu e o motorista, após deixar Roberto em casa, a levou para sua casa no Jardim São Paulo. Só voltariam a se encontrar em 1978, quando Myrian foi escalada de última hora para apresentar o Globo de Ouro, onde Roberto tinha sido convidado para cantar, acabaram se encontrando nos corredores, se cumprimentaram e Roberto deu um beijo no rosto de Myrian, que relatou ter ficado paralisada. Se reencontraram novamente na TV Globo no final de 1978, Roberto Carlos naquele momento já havia se separado de Nice, e avisou para Myrian que ele iria ligar para ela, Myrian perguntou como ele tinha o telefone e o Rei respondeu que já tinha conseguido com o Boni. Porém esse telefonema apenas aconteceria em Abril de 1979, Myriam relata que Roberto ligou tarde da noite e ela totalmente sonolenta, achou que fosse um trote, porém não era, o Rei estava do outro lado da linha. Após convite para que Myriam fosse assistir a um show dele no Canecão, iniciaram um relacionamento que duraria 10 anos, que apenas terminou em função do descobrimento por parte de Myriam que Roberto era vasectomisado, e com medo de perdê-la, escondeu esse fato dela. Sentindo-se enganada, tomou a decisão da separação e como a própria Myriam confidenciou à Antônia Fontenelle, em seu programa "Na Lata", separaram se amando. Myriam também confidenciou que se arrependeu e tentou voltar, porém Roberto já estava se relacionando com Maria Rita, que viria a ser sua terceira esposa.

Ainda em 1989 começou a namorar o cirurgião plástico Edmar Fontoura. No mesmo ano foi morar sozinha em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde trabalhou como correspondente internacional de cinema para a extinta Rede Manchete. Por um ano mantiveram um relacionamento a distância, e em 1990, Edmar decidiu abrir sua clínica no exterior, e então foi morar com Myrian em Los Angeles. O casal voltou a viver no Rio de Janeiro em 1995, por conta do trabalho de Myrian na televisão. Em 28 de outubro de 1996 nasceu, de parto normal, no Rio de Janeiro, seu primeiro filho: Edmar Rios Fontoura. O casal separou-se em 1998, por divergências conjugais.

Após outros relacionamentos casuais, iniciou um namoro com o ator André Gonçalves em 1999. Com três meses de namoro ele foi morar na casa de Myrian, que morava sozinha com o filho. Em 2000, sem esperar, descobriu uma nova gravidez. Em 6 de dezembro de 2001, também de parto normal, no Rio de Janeiro, nasceu seu segundo filho: Pedro Arthur Rios Gonçalves. O relacionamento conjugal chegou ao fim em 2002, de forma amigável.

Em entrevistas revelou que um dia pretende casar-se novamente, e que desde sua última separação não quis manter relacionamentos sérios, apenas casuais.

Desde 2018 voltou a viver em seu apartamento na Capital Paulista. Ela vive com seu filho caçula, pois seu filho mais velho, que é DJ e rapper, preferiu continuar morando no Rio, com o pai.

A atriz é vegetariana desde 1981. Em entrevistas revelou que desde a infância nunca gostou de carne de frango, porco e peixe, e só consumia carne vermelha, mas na adolescência começou a ler sobre os malefícios desse consumo, e aos 23 anos decidiu parar de consumir. Revelou em entrevistas que seus filhos não seguiram seu estilo vegetariano.

Informou ser católica desde o nascimento, e por doze anos de sua vida atuou como missionária, e que até hoje frequenta a missa semanalmente, assim como seus filhos seguem a religião.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Emissora Notas
2022-23 Poliana Moça Ruth Goulart SBT
2018-20 As Aventuras de Poliana[4]
2009 Programa Porta a Porta Apresentadora TV Canção Nova
2008 Clube da Evangelização
2007 Rezando em Familia Locutora Rádio Canção Nova
2006 Atitude Solidária Apresentadora TV Canção Nova
2005 Rio Melhor para Deus Rádio
2004 Coração Solidário Madrinha das Obras Sociais
Atitude Solidária Apresentadora
2003 Semeando Esperança Apresentadora
2002 O Clone Anita Rede Globo
2000 Aquarela do Brasil Zuleika
1999 Tiro e Queda Vanessa Rede Record
1998 Era uma Vez Isaura Rede Globo
1996 Irmã Catarina Catarina CNT
1995 Malhação Teresa (participação especial) Rede Globo
1994 Incrível, Fantástico, Extraordinário Alice Rede Manchete Episódio: "O Baile"
1991 Floradas na Serra Elza
1987 Bambolê Ana Galhardo/Eugênia Galhardo Rede Globo
1985 Globo de Ouro Apresentadora
Ti Ti Ti Gabriela Spina
1983-1984 Vídeo Show Apresentadora
1981 O Amor É Nosso Nina
1980 Coração Alado Xandinha
1979 Marron Glacê Shirley
Memórias de Amor Maria
1978 Pecado Rasgado Patrícia
Sítio do Picapau Amarelo Branca de Neve
1977 Sem Lenço, sem Documento Márcia
Espelho Mágico Morena
1976 Duas Vidas Cidinha
Escrava Isaura Aninha
O Feijão e o Sonho Irene
Globo de Ouro Apresentadora
Moacyr Franco Show Vencedora

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
1980 Alguém (baseado no conto "O Mudo" de André Carneiro) Maria
1984 A Filha dos Trapalhões Júlia
1988 Banana Split Jane

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título
1982 O Sonho de Alice (musical) - Alice
1987 A Bela Adormecida (musical) - Princesa Aurora
2022 Nunca desista de seus sonhos

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]