Myrthes Rodrigues do Prado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Myrthes Rodrigues do Prado (Araçatuba, São Paulo, 17 de agosto de 1919 - São Paulo, São Paulo, 10 de julho de 1966)[1] foi uma estudante de Filosofia brasileira. Estudou na Universidade Columbia, onde conheceu o professor Fred Simmons Keller. Myrthes é apontada como a principal responsável pela vinda do professor Keller ao Brasil, evento que dá início à Psicologia Experimental na Universidade de São Paulo (USP) e à Análise do Comportamento no Brasil[2].

Relação com Fred Keller[editar | editar código-fonte]

Myrthes foi aluna de um curso de extensão oferecido pelo professor Keller, na Columbia University em 1954. Keller descreve Myrthes em sua biografia como uma aluna tímida e relata possíveis dificuldades da aluna para acompanhar os conteúdos de sala de aula por conta da barreira linguística[2]. Keller e Myrthes conversaram, durante a disciplina, sobre a possibilidade do professor passar seu ano sabático no Brasil. Myrthes então intermedia o contato entre o então reitor da Universidade de São Paulo, Paulo Sawaya[3], e Fred Keller. Em 1959, Myrthes escreve uma carta ao professor Keller dando início, oficialmente, às negociações para a vinda do professor ao Brasil. Após esse período, Fred Keller relata não ter reencontrado a aluna.

Data das correspondências trocadas por Fred Keller e Myrthes Rodrigues do Prado[editar | editar código-fonte]

  1. Myrthes - Keller: Maio de 1959[4]
  2. Keller - Myrthes: Maio de 1959[2].
  3. Myrthes - Keller: Dezembro de 1959[5]

Vida pessoal e problemas de saúde[editar | editar código-fonte]

Myrthes precisou abandonar a disciplina na Columbia University, assim como os estudos em geral, em decorrência de um câncer[2].

Referências