Núcleo de Estudos e Simulações de Organismos Internacionais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Núcleo de Estudos e Simulações de Organismos Internacionais (NESOI) é um grupo de pesquisa e extensão formado por graduandos de Relações Internacionais da UNESP, campus Franca, que busca capacitar os estudantes universitários como negociadores nos mais diversos níveis e foros diplomáticos e/ou organizacionais. O NESOI trabalha por meio de pesquisas, palestras, simulações de organismos internacionais, oficinas de capacitação, e eventos acadêmicos.

História[editar | editar código-fonte]

O Núcleo de Estudos e Simulação de Organismos Internacionais foi fundado em 2004, quando alunos da graduação em Relações Internacionais passaram a desenvolver oficinas com o objetivo de discutir assuntos ligados a O.I.s, e também trocar experiências com os novatos sobre suas participações em Simulações das Nações Unidas.

Com o passar do tempo, o grupo cresceu se especializou sobretudo na preparação para participação nas referidas simulações. Após dois anos, concebeu-se a realização da 1ª edição do United Nations Model of São Paulo (UN-SP). A primeira edição foi realizada em 2005, e seu tema central eram as Metas do Milênio, ou "Millennium Development Goals" (MDGs). Ao término, o balanço positivo incentivou a continuidade do projeto.

A institucionalização do grupo levou-o a uma ampliação de suas atividades fundamentais. Além da preparação acadêmica para simulações, o NESOI desenvolve um trabalho de pesquisa com os discentes no tema das organizações internacionais e promove palestras.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Com o intuito de incentivar a produção do conhecimento científico na esfera das O.I.s, NESOI promove o estudo direcionado em diversos temas da agenda internacional, tais como Direitos Humanos, Segurança Internacional, Economia e Desenvolvimento Sustentável.

A pesquisa dá-se bimestralmente e o resultado é publicado em forma de artigo no site da instituição.

Oficinas de capacitação[editar | editar código-fonte]

O NESOI funciona também como um grupo de preparação para participação em Modelos das Nações Unidas. Esta preparação, além das oficinas para os universitários da UNESP Franca, também é oferecida na forma de cursos para as demais faculdades.

Treinamento[editar | editar código-fonte]

O treinamento oferecido pelo NESOI possui as seguintes etapas:

  • Conhecendo as organizações internacionais;
  • Temas da agenda internacional;
  • As regras de um modelo;
  • Simulações de organizações internacionais.

UN-SP model[editar | editar código-fonte]

O UN-SP surgiu em 2005, com a proposta de oferecer uma alternativa da prática das Relações Internacionais. O evento é uma pioneiro no interior do estado de São Paulo, sendo o primeiro modelo organizado por alunos de uma universidade publica do estado. Em 2008, ocorre sua quarta edição.

Palestras[editar | editar código-fonte]

O NESOI oferece palestras regularmente. A temática busca sempre trazer para discussão as Organizações Internacionais e seus desafios ao lidar com problemas mundiais. O NESOI procura abordar diversas O.I.s, mas tem com foco principal a Organização das Nações Unidas.

As exposições privilegiam ainda as negociações internacionais, tendo em vista a importância que estas têm, sobretudo, para o entendimento do processo de tomada de decisão no âmbito internacional.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]