Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Escola de Comunicações e Artes da
Universidade de São Paulo

Prédio Central da ECA-USP
ECA, ECA-USP
Fundação 1966 (58 anos)
Instituição mãe Universidade de São Paulo
Tipo de instituição Unidade de ensino, pesquisa e extensão
Localização São Paulo, São Paulo, Brasil
Campus Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira[1]
Teatro-laboratório da Escola de Comunicações e Artes

A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos e pela Escola de Arte Dramática (EAD). Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações. Seus alunos e ex-alunos são conhecidos como "ecanos".

Observatório de Histórias em Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

O Observatório de Histórias em Quadrinhos, anteriormente conhecido como Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos ou NPHQ, é um núcleo de pesquisa sobre histórias em quadrinhos (também conhecidas como HQs) em uma universidade do Brasil. Fica na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP),[2] e se caracteriza por ser um núcleo interdisciplinar.

Tem reuniões mensais abertas a interessados na pesquisa acadêmica sobre histórias em quadrinhos. Normalmente, o grupo estuda um livro da área ou recebe palestras de pesquisadores que realizaram alguma tese sobre o assunto, como um mestrado ou doutorado.

História[editar | editar código-fonte]

Criado em 1990, inicialmente o Núcleo era composto pelos professores Álvaro de Moya, Antônio Luiz Cagnin e Waldomiro Vergueiro. Este último, com formação em Biblioteconomia, hoje é professor titular na ECA, cargo máximo na hierarquia docente, e vem desempenhando a função de coordenador do NPHQ desde sua fundação.

Posteriormente, também passaram a colaborar professores de outras universidades ou núcleos de pesquisas, como o Prof. Araújo (da FAAP e Faculdades Santa Marcelina), Regina Giora (da Universidade Mackenzie), Glória Kreinz (do Núcleo de Divulgação Científica "José Reis") e Roberto Elísio dos Santos (do Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul), que hoje ocupa a função de vice-coordenador.

Possui um acervo com HQs de diversos países, porém não é aberta ao público, apenas para pesquisadores da Universidade. Os títulos podem ser pesquisados no site, também possível acessar edições digitais da revista Quadreca, fundada na década de 1970 pela professora Sônia Luyten.[3] Em 2011, realiza a I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos.[4] Em 2013, durante a segunda edição do evento, são lançados três livros pela Criativo Editora: Os Pioneiros no Estudo de Quadrinhos no Brasil, Intersecções Acadêmicas – Panorama das Primeiras Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos e Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas,[5] no ano seguinte, a editora inaugura um selo em parceria com o Observatório.[6]

Referências

  1. «Cursos da Escola de Comunicações e Artes». usp.br. Consultado em 23 de agosto de 2018 
  2. Luzdalva S. Magi (2015). «Entendeu ou quer que desenhe?». Editora Escala. Conhecimento Prático - Língua Portuguesa (52). Arquivado do original em 19 de outubro de 2016 
  3. «Projeto Quadreca». ECA-USP 
  4. Pedro de Luna (16 de março de 2011). «SP sediará congresso internacional de HQs». Jornal do Brasil 
  5. Samir Naliato (20 de agosto de 2013). «Criativo Editora lança três livros durante congresso na USP». Universo HQ 
  6. Thiago Colás (6 de novembro de 2014). «Dois novos livros da Editora Criativo». HQManiacs. Arquivado do original em 28 de agosto de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]