NET Cidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
NET Cidade
Tipo Canal de televisão por cabo
País Brasil Brasil
Fundação Novembro de 2007
por Canbras
Pertence a NET
Nome(s) anterior(es) ABC3, Baixada 10, Mogi 10, Horizon Cidade, Vivax 10 e Vivax 21

NET Cidade é um canal por assinatura voltado para a produção de programas de televisão para o público local por meio do programa de voluntariado.

O modelo de voluntariado[editar | editar código-fonte]

O modelo no qual trabalham os principais canais NET Cidade no Brasil se baseiam nos modelos de Public-Access Television dos Estados Unidos e Community Channel do Canadá. Segundo as leis que regem as comunicações via cabo destes países, as empresas são obrigadas a disponibilizar um canal à ser utilizado pela comunidade local, gerando programação e conteúdo a partir dos moradores daquela área, independente da formação acadêmica dos mesmos.

História[editar | editar código-fonte]

O modelo de um canal local com programação produzida por voluntário foi implementado no Brasil a partir de 1998 em Santo André no canal ABC3, na época pertencente a Canbrás, o projeto se expandiu até São Vicente com a criação do canal Baixada 10 e mais tarde, com a fusão da Horizon e Canbras que resultaria na Vivax, a criação do canal Vivax 21 em Americana, interior de São Paulo e em diversas praças de atuação.

Entrada da NET[editar | editar código-fonte]

Com a compra da Vivax pela NET em 2007, todos os canais passaram a se chamar NET Cidade. A previsão é que até o fim de 2008, 45 outras cidades de atuação da NET Serviços passem a ter o canal em sua programação.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]