NGT Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
NGT Rio de Janeiro
Fundação Veneza de Rádio e Televisão Educativa
Logotipo da NGT.png
Rio de Janeiro, RJ
Brasil
Tipo Comercial
Canais Digital: 45 UHF
Virtual: 12 PSIP
Outros canais 14 (Oi TV)
17 (NET)
Analógico:
26 UHF (2003-2017)
Sede Rio de Janeiro, RJ
Rua Figueira de Melo, 448 - São Cristóvão
Rede NGT
Pertence a Fundação Veneza
Presidente Manoel Antônio Bernardes Costa
Fundação 8 de outubro de 2003 (15 anos)
Prefixo ZYB 531
Cobertura Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Potência 31.6 kW
Página oficial www.redengt.com.br

NGT Rio de Janeiro é uma emissora de televisão brasileira sediada no Rio de Janeiro, capital do estado homônimo. Opera no canal 12 (45 UHF) e é uma emissora própria e co-geradora da Nova Geração de Televisão. Foi inaugurada no dia 8 de outubro de 2003. A emissora já retransmitiu parte da programação da TV Cultura durante alguns meses em 2007.[1] Se difere das outras emissoras cariocas por ter uma programação própria para a cidade, já que as outras (como a Band Rio) transmitem programas de outras produtoras. Produz parte da programação nacional juntamente com a NGT São Paulo.

Em 14 de junho de 2017, a Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus do Apóstolo Agenor Duque arrendou a faixa das 19h às 12h30, de segunda a sexta. Os valores não foram divulgados. Com a entrada da igreja, alguns programas saíram da programação e o NGT Kids apresentado pelo Leleko passou a ser exibido às 13h30. O programa Temperando o Papo com apresentação de Hariane Fonseca passou a ser exibido em novo horário às 14h30.

Aos sábados, a programação da Igreja Plenitude termina às 14h e a emissora depois disso exibe normalmente seus tradicionais programas próprios e independentes como musicais e variedades. Atrações conhecidas como Festa Popular com Nerivan Silva, Na Levada do Samba, Barlada com Tatti Alencar, Celeste Maria Recebe e outros programas, terminando no começo da madrugada. Outros religiosos são exibidos já faz algum tempo também na emissora como Mudança de Vida Hoje.

Em julho de 2017 a NGT Rio estréia o infantil " Programa Show do Marques " às 15hs de segunda a sexta. O programa resgata formatos infantis dos anos 80 e 90. Breve a atração será para São Paulo e para todo o Brasil pelas parabólicas digitais StarOne C3.

Em 17 de abril de 2018, o canal deixou de retransmitir a TV Plenitude, encerrando o arrendamento para Igreja Plenitude. Com a saída da Igreja Plenitude a emissora refez sua programação nacional a partir de 04 de junho de 2018, alterando a programação infantil onde o " Programa Show Marques " passou a ser exibido de 8:30hs as 9:30hs e o NGT Kids de 10hs as 11hs, ambos de segunda a sábado com transmissão nacional.

Programas[editar | editar código-fonte]

Sede da emissora, no bairro de São Cristóvão.

Além de retransmitir a programação nacional da NGT, a NGT Rio de Janeiro produz os seguintes programas:

  • Alma Boêmia
  • Especiais RJ
  • Jornal Metropolitano Rio
  • Na Levada do Samba
  • NGT Esporte Rio
  • Rio Centro Maravilha
  • Rio é Show
  • Rio para Todos
  • Show Marques

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
12.1 45 UHF 1080i Programação principal da NGT Rio de Janeiro / NGT
Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a NGT Rio de Janeiro, bem como as outras emissoras da cidade do Rio de Janeiro, cessou suas transmissões pelo canal 26 UHF em 22 de novembro de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[2]

Referências

  1. http://www.tvsdorj.com/2013/04/ngt-passa-gerar-programacao-no-rio.html
  2. Higa, Paulo (15 de fevereiro de 2016). «Quando a TV analógica será desligada na sua cidade». Tecnoblog. Consultado em 18 de janeiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.