TsNIIMash

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de NII-88)
Sede do NII-88 no TsNIIMash.

TsNIIMash, em russo: ЦНИИмаш é sigla de, em russo: Центральный научно-исследовательский институт машиностроения (ou "Instituto Central de Pesquisa e Construção de Máquinas"),[1] é um instituto subordinado e administrado pela Agência Espacial Federal Russa especializado no desenvolvimento de mísseis e motores para sistemas de defesa.

NII-88[editar | editar código-fonte]

O instituto foi fundado em 13 de Maio de 1946 como um centro de pesquisa para o programa espacial soviético, localizado no Nordeste de Moscou sediado na "Fábrica No. 88", daí o nome em russo: Научно-исследовательский институт 88, ou "Instituto de Pesquisa Científica 88" ou abreviadamente: NII-88.[2]

O primeiro administrador desse instituto foi Dmitri Ustinov, que indicou Sergei Korolev como chefe de desenho da seção 3 de mísseis de longo alcance, que mais tarde, em 1956 foi separado do NII-88 vindo a se tornar o OKB-1.

Helmut Gröttrup liderou um grupo de cientistas alemães trabalhando para os soviéticos na "Seção I" do NII-88 localizado na Ilha de Gorodomlya. O trabalho dessa equipe foi o de ajudar na construção da versão russa do míssil V-2, chamado R-1, depois do que eles retornaram para a Alemanha.

Centro de Controle[editar | editar código-fonte]

O Centro de Controle de Missões no TsNIIMash.

Hoje em dia, entre outras atividades, o instituto abriga o Centro de Controle de Missões da Agência Espacial Federal Russa.

Referências

  1. John Pike (27 de abril de 2005). «Tsniimash». Globalsecurity.org. Consultado em 12 de agosto de 2013 
  2. «60 ЛЕТ ЦНИИМАШ». mcc.rsa.ru. Consultado em 12 de agosto de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.