NOS Comunicações

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de NOS (operadora))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
NOS Comunicações
Sociedade Anónima
Slogan Há mais em NOS
Fundação 1994 (24 anos) (como operadora de televisão á cabo)
1998 (20 anos) (como operadora de telefonia móvel)
Sede Lisboa  Portugal
Pessoas-chave Miguel Almeida, CEO
Produtos Televisão, Internet, VoIP, Telemóvel
Empresa-mãe NOS
Website oficial www.nos.pt

NOS Comunicações (anteriormente denominada ZON e TV Cabo como operadora de televisão á cabo e Optimus como operadora de telefonia móvel)[1][2] é uma operadora portuguesa de televisão por cabo e satélite e fornece serviços de televisão, acesso à Internet, telefone fixo (VOIP) e telefone móvel. (Quintuple Play).

História[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, a empresa (ZON MULTIMÉDIA) era uma divisão da PT Multimédia, pertencente ao grupo Portugal Telecom até 2007, altura em que as empresas se tornaram independentes. Desde a separação do grupo PT houve uma tentativa de melhorar a imagem da empresa, desgastada com as inúmeras queixas dos clientes e de abuso de posição dominante por parte das concorrentes, pelo que houve uma reorganização dos serviços de apoio, aumento dos produtos disponibilizados, em especial a introdução do Triple Play, Televisão de alta definição, Video on demand e, finalmente, a mudança de nome de TVCabo para ZON. O marketing agressivo foi reforçado, na tentativa de limitar a expansão da antiga empresa mãe (Portugal Telecom) e das restantes concorrentes na área do Triple Play.

No dia 24 de Julho de 2008, a ZON TV comprou, numa perspetiva de expansão das suas infraestruturas e penetração de mercado, em conjunto com a CBI, a Bragatel e a Pluricanal (Leiria e Santarém, já que a Pluricanal Aveiro foi comprada pela Cabovisão, e a Pluricanal Gondomar foi comprada pela TVTEL nos anos 90) ao empresário José Berardo.[3] A 17 de Janeiro de 2008, a ZON TV Cabo anunciou a compra, em conjunto com a Caixa Geral de Depósitos, da TVTEL.

A NOS incubou inicialmente sob a designação de ZONOPTIMUS, empresa oriunda da fusão entre a ZON Multimédia e a Optimus (Ex SONAECOM) e que foi fundada em Agosto de 2013 após a Autoridade da Concorrência e a Comissão Nacional de Valores Imobiliários aprovar a união das duas companhias. No dia 16 de Maio de 2014, resultante da fusão entre a ZON e a Optimus, nasceu a marca NOS. O seu aparecimento ficou marcado por uma estratégia de penetração de mercado de elevada agressividade e da reaproximação ao cliente.

Serviços prestados[editar | editar código-fonte]

Os serviços que oferece incluem:

Futuros canais e canais descontinuados[editar | editar código-fonte]

# Canal descontinuado Canal sucessor Data da alteração
53 TVCine 4 [1] TVCine HD - Definição Standard a emitir até ao dia 31 de Dezembro de 2009 1 de Setembro de 2009
54 TVCine 4 HD [2] TVCine HD - Programação exclusiva e som Dolby Digital 5.1 1 de Setembro de 2009
262 XXL [3] HOT Nights - Canal português com filmes nacionais e legendados. Sem data oficial
298 GigaShopping [4] Sem informação oficial 23 de Julho de 2009

Extinções[editar | editar código-fonte]

Canais extintos[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos anos os pacotes da ZON TVCabo sofreram alterações e alguns canais, ou por falta de audiência ou por estratégia da empresa, foram removidos das ofertas. Abaixo está a lista de canais extintos.

Canal País Género Data & motivo da remoção com algumas referências
TeleUno  Portugal Séries Voltou uns anos mais tarde à grelha da TVCabo (em Maio de 2004) com o nome AXN.
Galavisión  México Generalista Finalização do contrato celebrado, que não foi renovado novamente.
Rai Due  Itália Generalista Informação indisponível
NBC  Estados Unidos Generalista A NBC Europe abandonou as suas transmissões em 1998 passando a transmitir apenas nos EUA.
Fiesta Flag of Spain.svg Espanha Info. indisponível Falta de popularidade do canal.
DSF  Alemanha Desporto Foi substituído pelo canal Motors, sendo que era emitido em período de testes, em Alemão.
TNT  Estados Unidos Séries Canal substituído pelo TCM - Turner Classic Movies, que partilha a mesma posição e frequência com o Cartoon Network actualmente.
SOL Música Flag of Spain.svg Espanha Música 13 de Janeiro de 2005 | Versão portuguesa do canal substituída pelo The Biography Channel. Apenas a emitir actualmente na variante Mobile TV da Vodafone Portugal, S.A.
Quantum  Portugal Televendas Deixou de existir dando lugar ao canal Gigashopping.tv
GNT  Brasil Generalista 1 de Abril de 2006. A PT Multimédia alegou não-renovação do contrato com o GNT para o desaparecimento do mesmo da grelha, e o canal alegou incumprimento por parte da ZON do contrato. Não havendo consenso entre as duas partes, foi desligada a transmissão do canal.
Muzzik  França Música Mudança de logotipo, e nome de canal, para Mezzo em abril de 2002.
Canal Brasil  Brasil Filmes 15 de Outubro de 2004. Falta de popularidade do canal.
Canal Saúde  Portugal Educacional Falta de audiência do canal.
La Cinquieme  França Generalista Substituído pela versão 24h do Arte
SIC Gold  Portugal Generalista 18 de Outubro de 2004, devido a alteração de nome do canal (foi substituído pelo SIC Sempre Gold e depois pelo SIC Comédia).
SIC Comédia  Portugal Generalista 31 de Dezembro de 2006; Razões contratuais
TV Medicina  Portugal Educacional Falta de audiência do canal.
Telecine Premium (1)  Portugal Cinema 1 de Julho de 2003 | Foi adquirido pela Lusomundo, passando a denominar-se Lusomundo Premium, e mais tarde TVCine 1 (ou TVC1)
Telecine Gallery (2)  Portugal Cinema 1 de Julho de 2003 | Foi adquirido pela Lusomundo, passando a denominar-se Lusomundo Gallery, e mais tarde TVCine 2 (ou TVC2)
TV Canção Nova  Brasil Religião O canal foi retirado em 2001. A PT Multimédia alegou, na altura, incapacidade de transmissão do canal (porventura á inexistência de espaço na grelha do pacote Clássico da altura?) A 1 de Outubro de 2008 volta a emitir na posição 286 da ZON TV Cabo.
SMS TV  Portugal Variedades/Interactividade Falta de audiência e de participação por parte dos assinantes.
Canal 21  Portugal Programação Mudou de nome para TV Cabo Programação e mais tarde para "Zon TVCabo Programação"
TVI Eventos  Portugal Reality Tv O Canal servia para acompanhar 24h por dia os reality shows da TVI, mas este serviço foi descontinuado por falta de subscritores, sendo substituído até à sua extinção efectiva pela emissão de noticias, series e informação económica, após o fim do Big Brother. Mais tarde a TVI voltou a ter um canal adicional na posição 7 da ZON TVCabo, de nome TVI24.
Motors TV  Estados Unidos Desporto Indisponibilidade técnica temporária de transmissão do canal; e razões contratuais.
Viver Vivir Flag of Spain.svg Espanha Generalista Razões contratuais.(foi substituído pelo canal Infinito que foi desactivado na tarde do dia 1 de Abril, passando a transmitir novamente no dia 22 de Abril, chamado myzen.tv e transmitido em 1080p Full HD)
Íntimo Flag of Spain.svg Espanha Erótico Razões contratuais. Estava na mesma posição do canal "Viver Vivir", transmitindo a partir das 23:00h (onde curiosamente deixava de haver qualquer informação de emissão, tendo apenas a indicação de "Strip". Mais tarde a TVCabo arranjou novo substituto, numa posição diferente: foi substituído pelo canal XXL)
Locomotion Flag of Spain.svg Espanha Infantil Transmitia em português do Brasil, e deixou de transmitir (na altura era a Cabovisão S.A. que detinha os direitos de transmissão) em Maio, devido a não renovação do contrato (apenas de 1 ano) e devido a desentendimentos entre as duas partes. Volta à grelha de canais da ZON TVCabo passado uns anos, mais concretamente a 6 de Abril de 2009 mas com o nome Animax e em português de Portugal.
CNL  Portugal Notícias 8 de Janeiro de 2001 (foi comprado pela SIC, que substituiu o seu nome por SIC Notícias)
NTV  Portugal Notícias Foi integrado no grupo RTP e o seu nome alterado para RTPN
Reality TV  Reino Unido Entretenimento O canal foi adquirido pela Chello Zone, passando a designar-se Zone Reality
TV5  França Generalista Passou a designar-se TV5 Monde
SexyHot  Brasil Erótico Foi substituído pelo canal Venus
Lusomundo Premium  Portugal Cinema 1 de Novembro de 2007 | Deixou de emitir apenas filmes de estreia, passando a designar-se TVC1
Lusomundo Gallery  Portugal Cinema 1 de Novembro de 2007 | Deixou de emitir apenas filmes clássicos, passando a designar-se TVC2
Lusomundo Action  Portugal Cinema 1 de Novembro de 2007 | Deixou de emitir apenas filmes de acção, passando a designar-se TVC3
Lusomundo Happy  Portugal Cinema 1 de Novembro de 2007 | Deixou de emitir apenas filmes de comédia, passando a designar-se TVC4
The Biography Channel  Portugal Documentários Biográficos No dia 19 de Outubro de 2007 o canal mudou de nome e imagem de The Biography Channel para Bio.
MTV Base  Reino Unido Música Foi substituído pelo MTV Dance. A MTV decidiu deixar de transmitir o MTV Base no Reino Unido e passar a transmitir na mesma frequência o MTV Dance daí a alteração do canal na TVCabo.
MTV Hits  Reino Unido Música Foi retirado pela TVCabo Portugal devido a razões desconhecidas. Sabe-se apenas que tais razões tinham que ver com as comunicações que haviam entre a TVCabo e a MTV, e que envolviam cláusulas do contrato, que a MTV pretendia renegociar. Não houve entendimento entre as duas partes e deixou de haver transmissão do dito canal.
BBC World  Reino Unido Notícias O nome do canal foi alterado para BBC World News
RTP HD  Portugal Jogos Olímpicos Fim dos Jogos olímpicos. Poderá ser provavelmente usado no futuro como um sexto canal de conteúdos partilhados, mudando de nome e de logo.
Sailing Channel  Itália Desporto Foi substituído, a 1 de Outubro de 2008, pelo Yacht & Sail
Gigashopping  Portugal Televendas Depois do canal ter deixado de emitir via satélite e em várias zonas do país via cabo, excepto Lisboa, Porto, Coimbra e Margem Sul do Tejo, a partir do dia 23 de Julho de 2009, o canal também deixa de emitir nestas localidades.
ESPN Classic  Reino Unido Desporto O canal deixou de emitir via satélite. Enquanto não transmitia, foi substituído temporariamente pelo NASN. Quando voltou a transmitir, o NASN mudou de nome e de objectivo para ESPN America.
[[baby first  Israel Infantil Foi substituído pelo baby tv
TV Bulgaria  Bulgária Generalista Mudou de nome para BNT Sat
SCN  Portugal Desporto Teve somente a sua emissão de teste das 19h00 às 22h00 no dia 27 de Novembro de 2008 com a transmissão do Olympiakos - Benfica, para a Taça UEFA da época 2008/2009.
NASN  Estados Unidos Desporto Mudou de nome para ESPN America no dia 1 de Fevereiro de 2009
Bloomberg España Flag of Spain.svg Espanha Informativo, Negócios Devido a uma reestruturação da Bloomberg LP, o canal Bloomberg España como outros canais locais da Bloomberg LP deixaram de transmitir no dia 8 de Março de 2009 sendo estes substituídos na frequência emitida pela versão europeia, já existente na ZON TVCabo.
Canal Infinito  Argentina Documentários A partir do dia 1 de Abril de 2009 a ZON TVCabo deixou de emitir o canal sendo este substituído na mesma posição pelo Myzen.tv. As publicidades do canal eram em português, por outro lado os documentários do canal estavam em castelhano e em inglês legendados em português.
Venus  Argentina Pornográfico Com a entrada do canal HOT TV no dia 2 de Julho de 2009, o canal Venus deixa de emitir no dia 31 de Julho de 2009 ficando o primeiro no seu lugar.

Pacote Extinto: Selecção[editar | editar código-fonte]

O pacote selecção (serviço analógico) a partir de Março de 2009 deixou de ser comercializado. Os clientes que aderiram a este pacote até Março de 2009 continuarão com o mesmo pacote embora este tenha sido descontinuado e já não esteja disponível para novas adesões. Este pacote consiste somente em 18 canais que são os seguintes:

# Canal País Género Áudio Formato Idiomas Legendado Emissão Teletexto Disponibilidade em FTA
1 RTP1 [5]  Portugal Generalista Estéreo 4:3, 16:9 PT Não 24h 5138 VHF/UHF
2 RTP 2 [6]  Portugal Generalista Estéreo 4:3, 16:9 PT Não 24h 5138 UHF
3 SIC [7]  Portugal Generalista Estéreo 4:3 PT Não 24h 5170 UHF
4 TVI [8]  Portugal Generalista Estéreo 4:3 PT Não 24h 5186 UHF
5 SIC Notícias [9]  Portugal Notícias Estéreo 4:3 PT Não 24h 7970
6 TVI24 [10]  Portugal Notícias Estéreo 4:3 PT Não 24h
7 RTP Memória [11]  Portugal Temático Estéreo 4:3 PT Não 24h
8 RTP África [12]  Portugal Generalista Mono 4:3 PT Não 24h Intelsat 907
9 Eurosport [13]  Portugal Desporto Mono 4:3 PT Não 7h - 1h (Televendas nas horas restantes) 4244 Astra 1
10 Canal Panda [14] Flag of Spain.svg Espanha Infanto-juvenil Mono 4:3 PT Sim 5h - 1h
11 Cartoon Network [15]  Reino Unido Infanto-juvenil Estéreo 4:3 EN Não 5h - 20h (Nas restantes horas transmite o TCM)
11 TCM [16]  Reino Unido Filmes Estéreo 4:3 EN Não 20h - 5h (Nas restantes horas transmite o Cartoon Network)
12 MOV [17]  Portugal Filmes e Séries Estéreo 4:3 PT Sim 24h
13 AXN [18]  Portugal Séries Mono 4:3 EN, PT Sim 24h
14 MTV Portugal [19]  Portugal Música Estéreo 4:3 PT, EN Sim 24h
15 TV Record [20]  Brasil Generalista Mono 4:3 PT Não 24h Hispasat e Astra 1
16 Odisseia [21]  Portugal Documentários Mono 4:3 PT Não 24h
17 Bio. [22]  Portugal Documentários Estéreo 4:3 PT Não 24h 187
18 Euronews [23] União Europeia Notícias Mono 4:3 EN, ES, PT Não 24h 4117 Hispasat, Astra 1, Hotbird et al.
19 Canal de Teste ? ? ? ? ? ? Depende da localidade
20 Canal de Teste ? ? ? ? ? ? Depende da localidade
21 Canal de Teste ? ? ? ? ? ? Depende da localidade
22 Canal Programação [24]  Portugal Programação Mono 4:3 PT Não 24h Hispasat
Canais que transmitem em sinal aberto em UHF ou VHF.
Canais livres que transmitem em FTA no satélite.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]