NRP Schultz Xavier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de NRP Almirante Schultz Xavier)
NRP Schultz Xavier
NRP Schultz Xavier
Navio Balizador Schultz Xavier
   Bandeira da marinha que serviu
Patrono Júlio Zeferino Schultz Xavier
Período de serviço 1972-2017
Estado Abatido (27 de Fevereiro de 2017)
Características gerais
Deslocamento 900 ton
Comprimento 56 m
Boca 10 m
Calado 3.8 m
Propulsão 2 Motores Diesel 2400 hp
Velocidade 14.5 nós
Autonomia 3000 milhas naúticas a 12.5 nós
Tripulação 3 Oficiais; 9 Sargentos e 27 Praças
O NRP Schultz Xavier na Selvagem Pequena.

O NRP Schultz Xavier (A521) é um navio balizador e de combate à poluição da Marinha de Guerra Portuguesa. Construído no Arsenal do Alfeite, entrou ao serviço em julho de 1972 e recebeu o nome em homenagem ao contra-almirante Júlio Zeferino Schultz Xavier, o engenheiro hidrógrafo que, na primeira década do século XX, reorganizou os faróis em Portugal. Mantendo o número de amura "A521", o navio substituiu o NRP Almirante Schultz.

O Schultz Xavier tem como principal missão a balizagem e apoio aos faróis dos portos de Portugal Continental, Açores e Madeira, dispondo para o efeito de uma embarcação de apoio e de uma grua de 12 toneladas, bem como porões para transporte de material diverso. A sua configuração de navio balizador permite-lhe ainda apoiar operações de salvamento marítimo, designadamente, o reboque, o desencalhe de navios de porte médio, a recuperação de objectos afundados, bem como apoiar exercícios navais.

Em 1997, com a instalação de uma câmara hiperbárica, o navio aumentou a sua capacidade de apoio a operações com mergulhadores, motivando a redefinição do seu conceito de emprego e a aprovação de novas tarefas tipo.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Portugal inducts first modernised patrol ship». IHS Jane's 360. 5 de maio de 2016. Consultado em 2 de outubro de 2016 
  2. «Faltam meios na Marinha, disse Marcelo. É evidente, responde Azeredo Lopes». Expresso. 5 de maio de 2016. Consultado em 2 de outubro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal da Marinha - NRP Schultz Xavier