Nabta Playa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização aproximada de Nabta Playa circulada na base da imagem.

Nabta Playa foi uma bacia no Deserto da Núbia, localizado a 800 km sul de Cairo,1 ou a 100 km oeste de Abu Simbel, no sul do Egipto, 2 a 22° 32' north, 30° 42' east.3 . A região caracteriza-se pela presença de vários sítios arqueológicos.2 .

História[editar | editar código-fonte]

Por volta do X milénio a. C., o deserto núbio era uma região fértil devidos às grandes chuvadas que recebia no verão, gerando um lago 2 . Os primeiros grupos de pessoas foram atraídas pela abundância de água e pasto para o gado.

Achados arqueológicos indicam a existência de assentamentos humanos nesta região que remontam ao décimo e oitavo milênio a. C.2 . Essas pessoas tinham uma cultura de domesticação do gado (provavelmente foram os primeiros pastores de gado bovino em África) e utilizavam objetos cerâmicos 2 adornados com inscrições complexas.

No sétimo milênio a C., existiu um assentamento organizado muito grande utilizando como recurso um poço profundo de água 2 . Cabines encontrados construídos com pólos2 . Alimentavam-se de frutas, legumes, milho, sorgo e tubérculos 2 .

Além disso, depois do sétimo milênio, foram trazidos cabras e ovelhas, aparentemente a partir do noroeste4 . Havia também muitas lareiras 2 .

Alto nível de organização[editar | editar código-fonte]

As descobertas arqueológicas revelam que estes povos pré-históricos organizavam a sua sobrevivência com maior nível de organização do que os seus contemporâneos do Vale do Nilo, visto que::

  • construiam estruturas de pedra acima e abaixo do solo,
  • as vilas eram projetadas em arranjos pré-planeados e,
  • construiam poços profundos que mantinham água durante todo o ano.

Também existem evidências que a região era ocupada apenas sazonalmente, provavelmente só no verão, quando o lago estava cheio de água e pasto para o gado 5 .

Construções megaliticas[editar | editar código-fonte]

O Cromeleque Nabta Playa é oval, o diâmetro maior mede cerca de cinco metros. Reprodução do Cromeleque no Museu Nubio em Asuán.6 .6
Reconstrucción del crómlech de Nabta Playa.

Desde meados do quinto ao quarto milênio antes de Cristo os povos de Nabta Playa construiram um dos monumentos megaliticos mais antigos do mundo (meio século após o Cromeleque de Almendres). A pesquisa sugere que isso pode ter sido um "calendário" pré-histórico que marca o solstício de verão3 .


Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.