Nacho Martínez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Ignacio Martínez Navia-Osorio (n. Mieres, Astúrias, Espanha, 8 de julho de 1952 - † 24 de julho de 1996) foi um ator espanhol.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Mieres em 1952, iniciou sua carreira cinematográfica como irmão de Tasio no filme de mesmo nome dirigida por Montxo Armendáriz em 1984. Contudo,a personagem pela qual será recordado é o toureiro do filme Matador, de Pedro Almodóvar, onde foi protagonista junto com o então jovem Antonio Banderas.

De Almodóvar são também La ley del deseo (1987) e Tacones lejanos (1991), das quais Nacho participou.

Candidato em 1986 ao prêmio Fotogramas de Plata como melhor ator de cinema, coincidió con Ángela Molina em La mitad del cielo, de Manuel Gutiérrez Aragón, e tinha um pequeno papel no filme El viaje a ninguna parte, de Fernando Fernán Gómez.

Paralelamente a sua carreira cinematográfica, teve uma longa trajetória como ator de dublagem, tanto de cinema como de desenhos animados.

Faleceu depois de uma longa doença aos 44 anos, o que sem dúvida interrompeu a trajetória de um dos atores espanhóis mais representativos da década de 1980.

No ano 2006 foi lembrado na XX Edição dos Prêmios Goya. OFestival Internacional de Cinema de Gijón concede um Prêmio Nacional de Cinematografia que leva o nome de Nacho Martínez, concedido em 2005 para a atriz Assumpta Serna, que fora sua companheira em Matador.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Prêmio Nacional de Cinematografia Nacho Martínez[editar | editar código-fonte]

Outorgado anualmente durante o Festival Internacional de Cinema de Gijón, para as figuras de destaque do cinema espanhol: