Nadinho da Ilha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nadinho da Ilha
Nascimento 11 de junho de 1934
Rio de Janeiro, Brasil
Morte 4 de agosto de 2009 (75 anos)
Rio de Janeiro, Brasil
Ocupação Ator, Compositor e Cantor

Aguinaldo Caldeira, mais conhecido como Nadinho da Ilha (Rio de Janeiro, 11 de junho de 1934 – Rio de Janeiro, 4 de agosto de 2009) foi um ator, compositor e cantor de samba brasileiro.[1]

Seu apelido era uma referência não à Ilha do Governador, como muitos imaginam, mas à Ilha dos Velhacos, comunidade da Muda, Tijuca.

Durante doa a sua carreira, lançou cerca de 15 compactos simples, 20 duplos e quatro LPs, todos pela antiga EMI-Odeon. Como ator, participou, entre outras peças, da primeira montagem de "Ópera do Malandro", de Chico Buarque; "Deus lhe pague", de Joracy Camargo; do humorístico “Cabaré do Barata”, com Agildo Ribeiro, na finada TV Manchete; e do filme “Loucuras cariocas”, de Carlos Imperial.

Faleceu em agosto de 2009 no Rio de Janeiro, às 7h30, no Hospital Municipal Miguel Couto, depois de lutar contra um câncer agravado pela diabetes que o acompanhou nos últimos anos.[2]

Referências

  1. «Morre no Rio o ator e sambista Nadinho da Ilha». 5 de agosto de 2009 
  2. «Morre no Rio o ator e sambista Nadinho da Ilha» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.